Esporte

DOCE MEL DERROTA O VITÓRIA 1X0 E TIRA O LEÃO DAS FINAIS DO BAIANÃO

ZédeJesusBarrêto comenta a situação crítica do rubro negro baiano
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 09/03/2022 às 21:57
Doce Mel 1x0 Vitória
Foto: REP
    
Com um gol contra de Matheus Moraes, no primeiro tempo, e uma atuação coletiva e individual opaca, todo tempo, o Vitória levou 1 x 0 do Doce Mel, em Cruz das Almas, e vê a classificação para as finais do Campeonato Baiano ficar bem mais difícil, porque agora precisa vencer os dois jogos que restam e ainda torcer por derrotas dos concorrentes. O time do Recôncavo, que nunca perdeu para o Leão da Capital, com o triunfo, escapou da zona de rebaixamento e chegou ao 6º lugar, na frente inclusive do Bahia, chegando a 7 pontos ganhos. 
*
Classificação 

Os quatro primeiros colocados, finda a 7ª rodada:  Jacuipense é o líder absoluto, classificado, com 21 pontos. O Bahia de Feira tem 14, Atlético de Alagoinhas e Barcelona com 11, fechando o G-4.  Só equipes do interior no grupo de classificados. 

 O Vitória é o 5º, com 9 pontos. Os dois derradeiros, na zona da degola, são o Vitória da Conquista, com 4 pontos e a Juazeirense, com 6. Bahia e Unirb também com seis, ocupam uma faixa de extremo risco.   

**
 Juá na Copa do Brasil 

No Adauto Moraes, ainda na noite de quarta, Juazeirense x Vasco da Gama, pela Copa do Brasil. 

**
Em Cruz das Almas 
- Estádio municipal Carmelito Barbosa, o Barbosão, de Cruz das Almas, com piso irregular, castigado, e uma iluminação de boate. Fechando a 7ª rodada. 

- Tempo bom. Quatro mil ingressos liberados, mais de mil e quinhentas pessoas nas arquibancadas, a torcida do Leão marcando presença no Recôncavo, fazendo barulho.  

- O Vitória com seu padrão rubro-negro, em busca do G-4, a classificação; não deu.  O Doce Mel, de azul, a fim de sair da zona de rebaixamento; conseguiu. 

*
Bola rolando
 O time da Capital, à vontade, começou atacando, querendo decidir logo a partida. Fogo de palha.  
- Logo aos 3 minutos, Vicente foi ao fundo, pela esquerda e cruzou rasteiro para a emendada, de primeira, de Dinei... por cima!
 Procurando marcar forte na zona de meio campo, o time da casa logo equilibrou. Aos 17’, Ruan bateu falta da intermediária e a bola tirou casquinha do travessão de Lucas Arcanjo. A partir daí, poucos lances de área e muita disputa de bola pelo miolo do gramado. Muita dificuldade de ambas as equipes na troca de passes. 

- Gol ! 1 x 0 Doce Mel, aos 40 minutos. Num erro de João Pedro na saída de bola, pela intermediária rubro-negra, Chorinho roubou a bola e disparou pela esquerda, cruzou rasante para a pequena área, Matheus Moraes tentou cortar e desviou para as próprias redes, gol contra. 

  Uma primeira etapa de pouca técnica, muita briga pela e com a bola. O time da casa foi mais feliz e desceu pra merenda, no intervalo, com vantagem no placar (1 x 0).
*
Nos vestiários, insatisfeito com o resultado e o desempenho da equipe, Dado Cavalcanti lançou quatro, de vez, em campo: Gabriel Santiago, Ruan Nascimento, Alisson Santos e Renan – sangue novo, mudanças ofensivas, era preciso reverter o placar. Foi pro tudo ou nada. Mas o Doce Mel não se assustou, manteve o poder de marcação, correndo, sem deixar o Leão tomar conta, comandar as ações, suportando com garra e galhardia.

- Aos 9’, Vicente recebeu passe de Alisson, livre na grande área, e meteu a canhota, mas o chute forte saiu muito alto. O rubro-negro postava-se  inteiro na frente, na pressão, esticando, alçando bolas, mas sem conseguir finalizar. O Doce Mel também não incomodava na frente. 

- Aos 23’, Alisson Santos bateu falta de longe, assustando o goleiro Cassiano. Com uns 30 minutos, o nervosismo começou a tomar conta dos rubro-negros, a turma do Recôncavo já ganhando tempo, no cai-cai, na cera, quebrando o ímpeto do adversário.  

 Virou ataque do Leão contra defesa do Doce Mel, nos minutos finais. O árbitro acrescentou seis minutos ao tempo regulamentar, mas nada aconteceu. Uma festa dos atletas do Doce Mel no final, como se tivesses conquistado a taça.
*
Destaque      
O melhor, o mais técnico e lúcido na partida foi o jovem meio-campista Elionay. Olho nele. 

 *
Escalações 
- Doce Mel : Cassiano, Peixe, Renan Costa, Eliphas e Ruan; Mateus, Elionay, Cacique; Marcelinho, Chorinho e Cesinha (Henrique, Gabriel Jordan, Carnaíba, Tico, Mateuzinho). Treinador, Sérgio Araújo. 

- Vitória : Lucas Arcanjo, Alemão, Alison Cassiano, Matheus Moraes e Vicente; João Pedro, Allan Santos, Jadson; Roberto, Dinei e Luidy (Gabriel Santiago, Ruan Nascimento, Alisson Santos e Jéferson Renan, Erick). Treinador, Dado Cavalcante.   
**
 Curtas: 
- Nesta quinta, 19h15, Vitória da Conquista x Barcelona de Ilhéus, já abrindo a 8 ª rodada. Houve tempo de muita rivalidade entre os times de Ilhéus e do Sudoeste, quando o campeonato baiano tinha outra pegada, outra dimensão. Hoje, nem tanto. O Barcelona do Sul, estreante na competição, até surpreende, faz boa campanha, mesmo sem ter estádio pra seu ‘mando de campo’, e luta pra ficar entre os quatro primeiros classificados; mas o time de Conquista briga apenas contra o rebaixamento, entre os últimos colocados.
- O Vitória joga pela 8ª rodada no próximo sábado, 18h30, contra o UNIRB, que luta pra não cair. 
 - No dia 23, às 21h30, no Barradão, o Vitória recebe o Globo (RS), valendo pela Copa do Brasil, jogo único. Se vencer, segue, se perder cai fora. 
- O Bahia recebe o Jacuipense, também no sábado, pelo Baianão, sua penúltima partida na fase classificatória. Um tropeço, derrota ou empate contra o time de Riachão, líder absoluto, pode ser fatal, pode resultar numa inimaginável (?) queda do Tricolor da Capital para a segunda divisão do certame estadual.  
**
 Alguém já foi responsabilizado e punido pelo atentado a bomba contra o buzu do Bahia?