Esporte

BAHIA DE FEIRA VENCE JUAZEIRENSE 2X1 E SE CLASSIFICA NO G-4 DO BAIANÃO

ZédeJesusBarrêtop comenta a classificação do Bahia de Feira
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 06/03/2022 às 21:34
Bahia de Feira 2x1 Juazeirense
Foto: BF


 Dois jogos deram prosseguimento à 7ª rodada do Baianão, nesse domingo, com resultados que pouco mexeram na tabela de classificação, a duas rodadas do final da primeira fase da competição.

- O Bahia de Feira venceu em casa a Juazeirense ( 2 x 1 ) e o Vitória da Conquista bateu o Unirb (2 x 0 ). O time feirense é o vice-líder, com 14 pontos ganhos, classificado, e sete abaixo do líder Jacuipense. A Juá tem apenas 6 pontos, em 8º lugar.

 - O Vitória da Conquista, mesmo obtendo seu primeiro triunfo (2 x 0 sobre Unirb), continua na zona da degola, com 4 pontos; O Unirb continua com 6, colado com Bahia e Juazeirense. O Vitória, com 9 pontos, se mantém em 5º lugar e tem um jogo a menos, a cumprir. 

  Os resultados terminaram favorecendo o Bahia, em 6º lugar, seis pontos, a cinco do grupo de cima, da classificação, e a dois da zona de degola, com dois jogos (seis pontos) ainda a disputar. Ou não, porque o Conquista recobrou as esperanças de  não cair e virá para a última partida, exatamente contra o Bahia, com a faca nos dentes. Teremos um final de fase classificatória cheia de emoções e alternativas. 
*
Na Arena Cajueiro

Bahia de Feira 2 x 1 Juazeirense. Mesmo em casa, jogando no seu gramado sintético e como vice-lider da competição o Bahia de Feira não encontrou facilidades com a Juazeirense, na zona de baixo da tabela e acostumado com o gramado desnivelado do Adauto Moraes, onde o trato da bola fica dificultoso. A Juá, ‘cancão de fogo’, até meteu um balaço na trave do tricolor de Feira, mas os feirenses, comandados por Diones, tramaram melhor ...

 E chegaram  ao gol (1 x 0) aos 40 minutos, com um gol contra de Emilio; falta larga cobrada da direita por Cazuba, Diones testou e a redonda bateu no zagueiro, desviando a trajetória, enganando o goleiro. O Bahia de Feira foi para a merenda do intervalo vencendo, confirmando sua vice-liderança.

 O Cancão de Fogo voltou pra segunda etapa correndo muito, mas o Bahia de Feira continuava trabalhando melhor a bola. Meteu uma na trave de Calaça e criava melhores situações de finalizar, bastava acertar o pé.  Com o tempo passando, espaços abertos, o jogo ficou franco, aberto... A Juá, o Cancão aceso!

- Gol ! 1 x 1 Juazeirense, Anicete, aos 38’, depois de uma falta alçada, um rebote da zaga, a bola sobrando, o chute foi no canto mas o goleiro feirense Adilson aceitou.  

Não demorou muito ...

- Gol ! Bahia de Feira 2 x 1, aos 44 minutos. Rhuan, pegando de primeira na frente da pequena área, um cruzamento da direita, acertando o canto, desempatando.

 Um final de emoções, tenso, com lances de área, catimba, empurra-empurra e cartões amarelos. Jogo brigado até o apito final... Ganhou o time mais técnico. 
 *
No Lomanto Junior
 Vitória da Conquista 1 x 0 Unirb, num primeiro tempo equilibrado e com poucas chances de gol, de lado a lado, uma bola na trave e algumas intervenções dos goleiros. O gol saiu aos 12’, com o avante do sudoeste baiano Jeorge escorando na linha da pequena área uma boa trama do time da casa pela esquerda, aos 10 minutos. 

Na segunda etapa, o UNIRB foi pra cima, correu muito em busca do empate ou a virada, mas ... o time de Conquista é que ampliou, fez 2 x 0 aos 25 min, com gol de Alex Sandre, completando na pequena área, após cobrança de escanteio e um bate-rebate na área do UNIRB. O Bode do Sudoeste foi mais eficiente, soube construir em casa seu primeiro triunfo na competição. 

 Ainda dá pra o time conquistense escapar do rebaixamento, tem mais seis pontos a disputar, ainda joga contra o Barcelona de Ilhéus e o Bahia.  O UNIRB parou nos seis pontos, colado com o Tricolor da capital.  
*
 Falta o jogo Doce Mel x Vitória para fechar a sétima rodada, na próxima quarta-feira, no Barradão. O Leão vencendo entra no grupo dos quatro primeiros colocados. 
*
O Bahia, a perigo de ser desclassificado, de cair para a Série B do Campeonato Baiano, joga sábado contra o líder absoluto, Jacuipense, já pela 8ª rodada. Sob pressão total, o Tricolor precisa vencer. Até agora tem apenas um triunfo na competição. Está a dois pontos da zona de rebaixamento.   
**
A fase obscura do Tricolor

Não costumo analisar jogos e equipes pelo simples resultado, aquela coisa de perdeu é porque jogou mal e ganhou porque jogou bem. Sabemos que as circunstâncias do jogo de bola com os pés não são tão simples e futebol não obedece a nenhuma lógica. Muitas vezes o placar não reflete o que aconteceu na partida. Bola na rede é um detalhe... decisivo. 

E futebol é coisa de Exu, como todo jogo e dinheiro. Energias estranhas pesam e interferem no decorrer de um jogo, no emocional dos jogadores. Uma ratada, um escorregão, uma expulsão, um vacilo e a vaca vai pro brejo, como diria Saldanha. Tem dias em que a bola não quer entrar, artes do Sobrenatural de Almeida, como dizia o genial Nelson Rodrigues. 

Nada explica, por exemplo, o que aconteceu no Bahia 2 x 3 Sport, com a virada pernambucana aos 49 do segundo tempo, nos acréscimos, quando até o Leão da Ilha já se contentara com o empate e tocava bola na defesa e meio campo gastando o tempo e esperando o apito final, daí ... 

 Mas o que mais nos deixou encabulado foi ver o time do Bahia em campo, nos minutos finais, todo recuado, espiando o adversário trocar passes, sem marcar, sem dar combate, sem querer tomar a bola, chamando o inimigo para sua área. Mesmo com o treinador e o centroavante Rodallega gritando, pedindo para o time avançar as linhas, brigar pela bola. 
Por que aquela pasmaceira? Na bola de fundo cruzada sobre a pequena área do Bahia, no minuto final, ninguém para cortar, subir ou para marcar o gorducho Rodrigão, livre, quase embaixo da trave a cabecear para as redes. 

Muito, muito estranho. É um elenco tecnicamente fraco (goleiros, zaga e sobretudo meio-campo) e com um peso enorme nas costas, visível na apatia, na inapetência e leseira em campo.  Má vontade? Faz tempo isso tem acontecido. Técnico nenhum resolve. A estrela Tricolor, que tanto já brilhou, ficou opaca, apagando.
*
  Zédejesusbarreto  6março2022