Esporte

BAHIA PÉTANQUE CLUB CONVIDA MULHERES E JOVENS A CONHECEREM O JOGO

A modalidade é praticada por cerca de 17 milhões de pessoas na França
Doris Pinheiro , Salvador | 07/12/2021 às 14:52
Bahia Pétanque Club convida mulheres e jovens a conhecerem o jogo
Foto: Divulgação

O Bahia Pétanque Club, que reúne apaixonados pelo esporte em Salvador, realiza no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 9h, no Costa Verde Tennis Club, em Piatã, um ação gratuita aberta à participação do público, convidando em especial mulheres e jovens a experimentar, para que conheçam essa modalidade muito divertida de jogo, praticada por cerca de 17 milhões de pessoas na França.


A manhã do dia 12 vai começar com os membros do Bahia Pétanque Club atendendo aos iniciantes, fazendo uma introdução ao jogo, explicando suas bases e regras e em seguida realizando rodadas de prática e jogo.. A recomendação é de que quem participar vista  uma roupa casual ou esportiva, um boné ou chapéu e leve sua água. À tarde será realizado um pequeno torneio com os jogadores regulares da Bahia Pétanque Club. Mais informações e inscrições pelo telefone 71  99908-4915.


O que é Pétanque - Petanca (em francês: pétanque) é uma forma de jogo com bolas onde o objetivo é  jogar bolas ocas de metal tão perto quanto possível de uma pequena bola de madeira chamada de cochonnet (literalmente "leitão") ou o mais próximo dela.


Às vezes é chamado de bouchon (literalmente "rolha") ou le petit ("o pequeno"), o jogo normalmente acontece em terra batida ou cascalho, mas também pode ser jogado na grama, areia ou outras superfícies. Jogos similares são bocha e tigelas.


A forma atual do jogo se originou em 1907, em La Ciotat, na Provença, no sul da França. A forma casual do jogo de pétanca é jogado por cerca de 17 milhões de pessoas na França, principalmente durante as férias de verão. Também é amplamente jogado em Espanha.


Protocolos de segurança – Será obrigatório o uso de máscara e o distanciamento  mínimo de um metro entre os jogadores.  Quem participar ou for assistir, deve levar cadeiras dobráveis, bonés e protetor solar, água para beber e água em garrafa PET para lavar as mãos e/ou álcool em gel.