quarta-feira, 08 de dezembro de 2021
Esporte

JOGOS DE VIDA OU MORTE PARA BAHIA E VITÓRIA, AMBOS EM ZONAS DE DEGOLAS

A dura realidade do futebol baiano com seus melhores times em zonas de degolas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/11/2021 às 10:07
Preparação do Bahia contra o Sport
Foto: ECB
     O Bahia e o Vitória têm jogos decisivos nos campeonatos brasileiros séries A e B.  Nesta quinta-feira, 18, o primeiro tentará se manter na Série A do Campeonato Brasileiro e o segundo tentará se manter na Série B, dia 28. Uma dura realidade que o futebol baiano enfrenta, em baixa, com seus principais times sem almejar títulos ou disputas mais qualificadas, lutando apenas para sobreviverem.

  O embate desta quinta-feira, 18, às 21h, na Arena Pernambuco, é contra o Sport Recife, outro time da região Nordeste que se encontra na zona da degola. O Bahia, ontem, diante da vitória da Juventude contra o Fluminense, em Caxias do Sul, 1x0, também ingressou na Z-4. 

   O Bahia tem 36 pontos e vinha de uma sequência de sete jogos de invencibilidade até a última rodada, quando perdeu para o Flamengo, no Maracanã, 3x0, com pênalti polêmico contra o tribolor. Já o Sport é o vice-lanterna, com 30 pontos, à frente apenas da Chapecoense, e está praticamente degolado. Teria, em tese, uma sobrevida se vencer o Bahia. Por posto, venceu o tricolor no último jogo, em Salvador, 1x0.

   Para o Bahia, óbvio, só interessa a vitória, que o levaria a 39 pontos e se igualaria ao Atlético GO e ao Juventude. Se perder o bicho pega porque se manteria com 36 pontos e pode ter a sombra do Grêmio, hoje, com 32 pontos, nos seus calcanhares. 

  A situação do Bahia, portanto, depende dele e do resultado dos outros. Atlético GO e Juventude, se ganharem mos próximo jogos vão para 42 pontos; e SP que tem 41 também se vencer vai para 44.

   O drama do Bahia não se encerra no jogo contra o Sport e uma vitória é o dssejado e esperado.

   CASO DO VITÓRIA

   A situação do Vitória é ainda mais complicada. Está no 18º lugar com 40 pontos e a sua frente estão Londrina, Brusque e Remo com 41 pontos; e mais à frente a Ponte Preta com 43. O Leão vai enfrentar o CRB, dia 28, que é o sexto colocado, com 57 pontos, e luta para chegar a elite do futebol e jogará em casa, no Rei Pelé.
   
   O Vitória venceu o Vasco fora de casa 3x0 e o Cruzeiro no Barradão 3x0. Se conseguir vencer o CRB se safa, preliminarmente, e vai também depender dos jogos dos seus adversários. É uma situação muito parecida com o Bahia: depende de si e dos outros.

   Como em futebol não existe milagres, Bahia e Vitória estão em situações muitos complicadas e de difíceis soluções.