Esporte

ATLETISMO DO QUÊNIA EM CHOQUE: RECORDISTA MUNDIAL É ENCONTRADA MORTA

Com informações do Nation, Nairobi
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/10/2021 às 12:25
Agnes Tirop
Foto: Nation
   A ex-única mulher recordista mundial feminina do Quênia em 10 km de corrida de rua, Agnes Tirop, está morta. Tirop foi encontrada morta em sua casa na manhã de quarta-feira, no que o Athletics Kenya disse ser uma suspeita de homicídio.

O atletismo do Quênia confirmou a notícia chocante em um comunicado. "Os atletas do Quênia estão perturbados esta tarde ao saber sobre a morte prematura da medalhista de bronze mundial de 10.000 metros, Agnes Tirop", disse AK.

“O Quênia perdeu uma joia que era um dos gigantes do atletismo em ascensão mais rápida no cenário internacional, graças às suas atuações atraentes na pista ... Oramos para que Deus conceda forças para a família e amigos neste momento difícil. 

No momento da impressão, policiais da unidade forense de Eldoret haviam lacrado a casa do atleta, cujas apresentações decoradas também incluem um título mundial de cross country em 2015.

A corredora de longa distância de 25 anos fez parte da Equipe Quênia para as Olimpíadas de Tóquio, onde terminou fora da chave de medalhas em quarto lugar, atrás do vencedor Sifan Hassan da Holanda, Hellen Obiri e Gudaf Tsegay da Etiópia.

Tirop estabeleceu o novo recorde mundial em corrida de rua de 10 km após marcar 30:01 durante o evento Adizero Road to Records em Herzogenaurach, Alemanha, em 12 de setembro deste ano.

O evento contou com a participação dos atletas na meia maratona masculina e feminina, na corrida de rua masculina e feminina de 10 km e na corrida de rua de 5 km em ambas as categorias.

Tirop, que assumiu o comando nos últimos dois quilômetros, conseguiu se livrar de seus concorrentes antes de cruzar a linha, derrubando o recorde anterior do Asmae Leghzaoui de Marrocos de 30:29 estabelecido em Nova York em 2002.