Leão deixa momentaneamente a zona de rebaixamento
Tasso Franco , da redação em Salvador |
21/08/2021 às 18:45
Vitória 1x0 Guarani
Foto: ECV
Enfim, um triunfo, o terceiro na competição, abrindo o returno e dando esperanças de uma possível recuperação nessa arrancada final. Não foi um grande jogo, mas valeu pelos três pontos e pelo golaço olímpico, coisa rara, de Soares, ainda no primeiro tempo. O 1 x 0, no entanto, não foi suficiente para retirar a equipe da zona de perigo; agora com 19 pontos mas ainda ocupando o 18º lugar. Foi a primeira vitória do treinador Wagner Lopes, em três jogos à frente da equipe.
**
Barradão
Foi uma primeira etapa de competição desastrosa, somando apenas 16 pontos em 19 rodadas, quedando-se na 18ª colocação, na zona de rebaixamento; empatou 10 dos 19 jogos feitos e venceu apenas dois. Então, o Leão, de treinador em fase de adaptação ainda – Wagner Lopes em seu terceiro jogo -, precisava abrir o ‘segundo turno’, a 20ª rodada da competição, de ânimo novo.
Em casa, num fim de tarde de sábado de inverno, tempo limpo, ventos, sem chuva. Recuperação, a palavra de ordem.
O Guarani de olho no grupo dos quatro primeiros, sexto colocado, com 30 pontos ganhos. A disputa, no Brinco de Ouro, terminou empatada, 1 x 1.
Gramado nos trinques, o Leão de beca rubro-negra e o Guarani de branco, com detalhes em verde.
*
Bola rolando ...
- A partida começou truncada, brigada e picotada, com muitas faltas na disputa pela bola no meio campo. Na cobrança de uma delas, aos 7’, quase saiu o gol rubro-negro, a bola alçada pererecando na pequena área do Bugre, mas ninguém finalizou. O Vitória começou melhor, tomando as iniciativas, apertando na frente. Muitos passes errados dos dois lados, um perde e ganha.
Muitas tentativas – o Leão pressionando, jogando mais próximo da área inimiga e o Bugre tentando em chutes de longe – mas os goleiros eram pouco acionados. Daí... Aos 42’, a melhor (única) chance do time de Campinas; Andrigo entrou de cara, pela esquerda, e o goleiro Lucas Aracanjo fez grande defesa, evitando a abertura do placar.
- Gol ! 1 x 0 Vitória, aos 49 minutos. Golaço raro, olímpico, de Soares cobrando escanteio da direita com a perna canhota. Talento no chute e treinamento. O goleirão aceitou, não acreditou.
O gol foi o grande momento da primeira etapa, de poucas chances criadas.
*
Com o placar, o Leão entrou na segunda etapa retraído. Ou o Bugre foi pra cima em busca do empate a todo custo? Nos primeiros 15 minutos só o time paulista jogou, empurrou, mas pouco finalizou. O Leão foi gastando tempo, travando o ritmo da partida, mastigando, tentando administrar o placar favorável, quebrando o tesão inicial do Brugre. Aos 47’, David entrou livre, de cara, mas perdeu a chance de ampliar.
Enfim, um triunfo rubro-negro. Justo, já que o Guarani pouco ameaçou.
*
Destaques
- O golaço de Soares, a luta de Marcinho, Neto e Pablo.
*
Escalações
- Vitória : Lucas Arcanjo, Van, Wallace, Matheus e Roberto; Pablo Siles (Bispo) , Fernando Neto (Cedric) e Soares (Bruninho); Wesley (David), Samuel (J Vitor) e Marcinho. Treinador, Wagner Lopes.
- Guarani de Campinas/SP : Raphael, Diogo (Maxuel) , Thales, Carlão e Bidu (Eliel); Índio, Tony e Julio Cesar (Todynho); Andrigo, Pablo (Vitor)e Bruno Sávio. Treinador, Daniel Paulista.
Arbitragem, com VAR, do Tocantins. No apito, Alisson Sidnei Furtado.
*
Na próxima rodada, a 21ª, o Leão encara o Náutico, nos Aflitos /Recife, no domingo (dia 29).