Bahia lidera este grupo
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
27/04/2021 às 22:08
Bahia 5x0 Guabirá
Foto: Comenbol
Mesmo com uma equipe mesclada, jogadores estreando, desentrosados, o Bahia sobrou individualmente e lavou o Guabirá da Bolívia, 5 x 0, pela Sul-americana, assumindo, por enquanto a liderança de seu grupo. O Idependientes da Argentina joga ainda, nesta quarta, em casa, contra o Montevideu City Torque.
O Tricolor sobrou no confronto da bola e do preparo físico. Os bolivianos correram e bateram muito até cansar. Foi bom ver Juninho voltar a atuar bem, o jovem lateral Guedes, Alesson voando, o garoto Marcelo (18 anos) fazendo gols. É fruto de um trabalho que parece estar dando bons resultados.
*
Com bola rolando ...
Com uma equipe desentrosada, da defesa ao ataque, o Bahia começou trocando muitos passes no seu campo defensivo, travado, com dificuldades para evoluir. Mas, a despeito das dificuldades iniciais...
- Gol ! 1 x 0 Bahia, Alesson, escorando, livre pelo meio na pequena área, uma boa jogada individual e cruzamento de Thonny Anderson, da direita. Aos 8 minutos.
Um jogo tecnicamente fraco. O Bahia bem postado no meio campo, brigando pela bola mas sem muita criatividade ou ousadia, explorando apenas a boa subida dos laterais. No Guabirá, só valentia, vontade, marcando adiantado, pegando forte, buscando na raça o empate.
Aos 23’, Kevin Mina recebeu em profundidade, bem dotado fisicamente, disputou no corpo a corpo com Luis Otávio e caiu na área. O árbitro deu pênalti e amarelou o zagueiro baiano. Vogliotti bateu no canto e Matheus Teixeira (bom pegador de pênalti) foi buscar, espalmou a escanteio. Aos 25’, Mustafá dividiu fora da área com Alesson e evitou o segundo gol do Tricolor.
Aos 32’, numa boa troca de passes, Guedes cruzou rasteiro, do fundo, Alesson perdeu boa chance; na sequência, Thonny Ânderson girou e bateu por cima.
- Gol ! 2 x 0, Juninho, aos 40 minutos. Galdezani levantou na área cobrando falta da intermediária, Juninho subiu mais alto que a zaga boliviana e testou firme, de frente, ampliando. Aos 45’, após boa trama pelo lado esquerdo, Thaciano entrou escorando na pequena área e desperdiçou boa chance de ampliar, tocando pra fora.
Uma primeira etapa disputada, bom resultado para o Tricolor, mas uma partida tecnicamente fraca.
*
O mesmo panorama no reinício. O Tricolor postado, buscando por a bola no chão, trocar passes e o Guabirá na velocidade, na força, tentando diminuir a desvantagem no placar, chegando mais no ataque, mas sem finalizações. Com 15 minutos, Daniel entrou no lugar de Thaciano e Marcelo no de Thonny Anderson. Aos 17’, a primeira finalização do Tricolor, Ruiz, nas mãos do goleiro.
- Gol ! 3 x 0 Bahia, aos 21 minutos. Marcelo, testando no canto um bom cruzamento de Alesson, da direita.
Capixaba e Jonas entraram no lugar de Matheus Bahia e Patrick, aos 25. Ignácio, depois, no lugar de Luis Otávio. E os bolivianos, já cansados, só batendo, nervosos.
- Gol ! 4 x 0 Bahia, aos 27 minutos, chutando firme de dentro da grande área após receber de Guedes, em outra boa jogada individual do lateral direito.
- Gol ! 5 x 0, aos 33’, de Alesson. Bela jogada e lançamento de Daniel em profundidade, Marcelo driblou o goleiro e a bola sobrou na praia para Alesson, coroando sua boa atuação na partida.
Por volta dos 35’, Ruiz teve duas boas chances de golear, mas parou no goleiro Mustafá. Aos 43, após chutaço de Jonas, o goleiro bateu roupa e Ruiz perdeu outra, chutou na trave. Aos 46’, o mesmo Ruiz tentou de longe, forte, e Mustafá salvou, rebateu.
*
Destaques
- O goleiro Matheus Teixeira se firmando a cada jogo, tranquilo. Guedes aproveitou bem a chance na lateral direita; Bem Juninho e Luis Otávio; Galdezani mostrou serviço; Alesson jogou e apanhou muito; Thonny Anderson tem qualidades; o garoto Marcelo entrou e fez dois. Ruiz é que lutou, tentou, mas não esteve numa noite de sorte, perdeu chances seguidas de gol.
*
Escalações
- Bahia : - Dado Cavalcanti mandou a campo essa equipe, bastante modificada: Matheus Teixeira, Guedes, Juninho, Luis Otávio e Matheus Bahia; Galdezani, Thaciano, Patrick; Alesson, Thony Anderson e Ruiz.
- Guabirá da Bolívia : - Mustafá, Amariali , Supayape, Ibañez, Galaín, Leaños; Mercado, Dominguez, Hurtado, Galvez; Vogliotti e Kevin Mina. Treinador, Victor Andrada.
Arbitragem chilena; no apito, Christian Garay (muito conivente com o jogo violento dos bolivianos; só perto do final expulsou um, após sequência de faltas).
*
O Bahia volta a campo no sábado. Recebe o Ceará, em Pituaçu, 16h, no primeiro confronto pelo título da Copa do Nordeste.
*
Baianão
Nesta quarta-feira, 19 h, o Vitória joga no Barradão contra o Vitória da Conquista, uma das duas partidas atrasadas do rubro-negro. Domingo, o Leão faz o outro jogo atrasado, contra Jacuipense, ainda no Barradão. Todo foco do Rubro-negro, agora, no Campeonato Baiano.