Esporte

SULAMERICANA: BAHIA ESTREIA COM EMPATE 1X1 SEM JOGAR BEM NO URUGUAI

ZédeJesusBarrêto comenta Montevideo City Torque 1x 1 Bahia
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 22/04/2021 às 08:58
ZédeJesusBarrêto comenta Montevideo City Torque 1x 1 Bahia
Foto: Rafael Machado ECB
  Pelo gol logo no início, pelas chances perdidas na primeira etapa parecia que o Tricolor estrearia com um bom triunfo contra o Montevideo City Torque, o jogo sob controle. Mas a segunda etapa do Bahia foi medíocre e por pouco não foi derrotado. Pra se ter ideia, o goleiro uruguaio não fez uma defesa no segundo tempo. Falta de postura, de fibra, de vontade...  bem aquilo que já vimos outras vezes. 

  Em sul-americana é preciso atitude, vibração, competitividade  ... ou nada conseguimos. Não foi uma estreia que dê alento de que possamos ir muito adiante na competição.  Foi mesmo um empate com gostinho de frustração, até porque o Montevideo não mostrou ser uma equipe de meter medo. E o Independientes da Argentina, do grupo do Bahia estreou goleando o Guabirá da Bolívia.  
*
O jogo foi no Parque Alfredo Vieira, estádio acanhado mas com um bom relvado, clima suave na capital do país vizinho do sul, o Uruguai.
*
  Bola rolando... 

  Com sua vistosa camisa tricolor listrada, o Bahia começou bem, com boa postura ofensiva, mesmo estreando e no campo adversário.  Aos 8 minutos ... 

 - Gol ! 1 x 0 Bahia, Rodriguinho. Cruzamento de Nino, Gilberto fez a parede na frente da pequena área inimiga, a defensiva uruguaia deu mole, Rodriguinho pegou de frente, batendo forte, pelo alto, abrindo o placar. 

  Com o gol levado, os donos da casa foram pra cima, alçando bolas, e o Bahia postou-se atrás, com Luis Otávio e Conti aliviando todas. 

 Aos 20’, num bom contragolpe, a defensiva uruguaia aberta, Rodriguinho tentou e a bola sobrou limpa para Gilberto, de cara...  mas ele perdeu, bateu mal na bola, nas mãos do goleiro. Aos 22’, em novo contragolpe, nova chance clara perdida, dessa vez com Thaciano, de frente. Aos 37’, nova chance: Thaciano até se livrou do goleiro mas perdeu o ângulo; bateu no gol mas errou o alvo. Os uruguaios tentam, mas esbarram na defensiva baiana.   

 Um bom primeiro tempo para o Bahia. Fez um gol, postou-se bem defensivamente, sem sofrências, armou uns três bons contragolpes, perdeu chances claras de ampliar, matar o jogo. 
*
  Nos vestiários, Dado trocou Patrick (com cartão amarelo) e pôs Lucas Araújo, estreante, recém contratado, vindo do Grêmio. O Montevideo City voltou apertando a marcação, chegando junto e catimbando, impondo-se. 

 - Gol ! 1 x 1, na pressão, saiu o empate, em jogada de fundo pela esquerda, cruzamento rasteiro, a defesa parcial de Douglas, a bola empurrada pra dentro quase em cima da linha, aos 6 minutos. Pizichillo fez. 

  Aos 15’, Rodriguinho bateu falta da entrada da área, passou perto. O Bahia sem nenhuma inspiração, sem mais o controle do meio campo, sem velocidade, sem conseguir chegar na frente. 

  Foi uma equipe sem atitude, acomodada na segunda etapa, aceitando a pressão adversária. Aos 30’, o zagueirão uruguaio arrancou da defesa, levou todo mundo na conversa e já na linha da meia lua baiana bateu seco, no canto, raspando. Inadmissível a passividade tricolor. 

  Aos 35’, Galdezani e João Pedro em campo (saíram Thaciuano e Nino). O Bahia não chutou uma só vez no arco inimigo na segunda etapa. Saiu Rodriguinho, entrou Capixaba. Aos 45’, a chance num bate-rebate na área uruguaia, mas nada aconteceu. No último lance, Alesson entrou costurando na área adversária mas atrapalhou-se com a bola. Bisonho.  

Uma segunda etapa muito ruim do Tricolor, sem atitude, desorganizado, sem posse de bola, pipocando nas divididas.   
 *
Destaques 
Os zagueiros Conti e Luis Otávio, o primeiro tempo de Thaciano...  

 O Montevideo City Torque é uma equipe manhosa, apenas, como todo time uruguaio.  
*
  Dado Cavalcanti escalou: Douglas, Nino, Conti, Luis Otávio e Matheus; Patrick (Lucas), Thaciano (Galdezani) e Daniel; Ruiz (Alesson), Gilberto e Rodriguinho. 

- Arbitragem equatoriana (confusa, com critérios bem caseiros, cartões amarelos só para os visitantes).
** 
  Sábado tem jogo decisivo de semifinal da Copa do Nordeste, contra o Fortaleza, lá. 

 Outro jogo, vai precisar jogar e correr muito mais, disputar mais, ou vai levar pau. 

*