Vitória vai enfrentar o Ceará no Nordestão
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
18/04/2021 às 18:54
Bahia 1x0 Bahia de Feira
Foto:
Foi duro de ver o time de transição do Bahia no confronto com o Xará de Feira de Santana, em Pituaçu. Uma equipe burocrática, sem nenhuma inspiração, sem fibra, a perder chances absurdas de gol, mesmo com um jogador a mais em campo durante toda a segunda etapa. O gol, enfim, chorado, saiu da cobrança de um escanteio, a bola desviando na cabeça do garoto Marcelo e do defensor, na primeira trave, enganando o goleiro, quase aos 40 minutos, o joguinho já se arrastando pro empate final.
De toda sorte, valeu pelos três pontos conquistados, que levam o Bahia para o quarto lugar, no grupo dos classificados, agora com 12 pontos ganhos. Pode chegar a 15 e depende de si apenas para se classificar. Joga contra a Jacuipense, em Pituaçu, na rodada final.
**
Nordestão de baianos e cearenses
Pela Copa do Nordeste, como era de se esperar, o Ceará bateu o Sampaio Corrêa (3 x 0) e é o adversário do Vitória em um dos confrontos da Semifinal. Assim, teremos Cearenses x Baianos na disputa do título: - Fortaleza x Bahia , Ceará x Vitória. Emoções fortes pela frente.
**
Baianão
Reta final da primeira fase, classificatória, do Baianão 2021. Pituaçu, tarde domingueira de sol de outono.
Com bola rolando ...
Tricolores em campo, confronto de xarás. O de Salvador com uma equipe mais jovem, e o de Feira de Santana com jogadores mais vividos, tarimbados.
Os donos da casa começaram sufocando, com escanteios, bolas alçadas. O Esquadrão bem ofensivo, mas o Tremendão não se assustou, marcando duro, equilibrando, em busca do contragolpe.
O Bahia tinha a posse de bola, trocava passes, jogava no campo adversário mas não conseguia penetrar. Fiinalizava às vezes, de longe e mal. Só aos 33’ o Tremendão chegou na área adversária, em duas bolas paradas, cabeçadas por cima. Aos 38’, arrancada de Daniel Penha pela esquerda, a bomba e uma defesaça de Jean, espalmando.
Aos 39’, Hugo Freitas foi expulso, depois de tomar o segundo cartão amarelo, cotovelando a cara de Guedes. Aos 44’, na cara do gol, livre, Daniel Penha desperdiçou, bateu pra fora.
O Tricolor da capital teve o comando das ações no primeiro tempo. Atacou, atacou mas teve dificuldades de penetração, apresentando um futebol lento, previsível, burocrático; as poucas chances que criou desperdiçou bisonhamente.
*
Com um atleta a mais em campo e a obrigação de ganhar para conseguir a classificação, o time de Prates teria de ir pra cima na segunda etapa. Modificações no intervalo: no time da casa, o meia Jeremias no lugar do zagueiro Ignácio. No Tremendão, o zagueiro Eduardo e o meia Marconi Pelé (apelido pesado). Vamos que vamos. Pro Bahêa, era tudo ou nada.
Aos 8 minutos, Raniele bateu forte, de longe, o goleiro deu rebote, ficou caído e Marcelo (18 anos), gol aberto, chutou pra fora. Sem comentários. Aos 14’, de falta, o chute de Pablo exigiu a espalmada de Jean. O Tremendão atrás, mastigando, sem pressa. O Esquadrão sem poder ofensivo, sem competência.
O tempo ia passando e o Bahia nada criava, nada conseguia. O jogo ia se arrastando, mesmo com as substituições de parte a parte. Até que ...
- Gol ! 1 x 0 Bahia, aos 39 minutos. Marcelo, escorou de cabeça, de raspão com o marcador, na primeira trave, um escanteio cobrado da direita. De vilão e abatido, depois do gol perdido, o garoto virou herói, pelo gol feito, salvador, do triunfo, dos três pontos.
Aos 43’, Diones, de bicicleta, quase empatou. O goleiro Matheus Teixeira espalmou, salvou. O Bahia continuou apático, recuado, dando chutão, com postura de timeco, mesmo com um atleta a mais em campo. Mas fez o suficiente.
*
Destaques
No Bahêa, o goleiro Mateus Teixeira, o miolo da zaga ... Pablo. Sò. Alguns abaixo da crítica.
No Tremendão, a vontade, a garra, o lateral Cazumba...
*
Escalações
- Bahia : - Mateus Teixeira, Guedes, Ignácio (Jeremias), Gustavo Henrique, Felipinho (Maik); Raniele, Bruno Camilo e Pablo; Gustavo (Brinquedo), Marcelo (Caio Melo), Daniel Penha (Fabrício). Treinador, Claudio Prates.
- Bahia de Feira, o Tremendão : Jean, Jarbas (Eduardo), Paulo Paraíba, Uéslei e Cazumba; Hercules, Diones e Pedro Neto (Pelé); Thiaguinho (Danrley), Deon (Bruninho) e Hugo. Treinador, Canindé.
Árbitro, Eziquiel Costa (fraco, inseguro, mas não complicou. Deixou de marcar pênalti claro em Ignácio, na primeira etapa; preferiu dar falta fora da área em favor do Bahia).
**
Outros jogos/ 8 ª rodada:
- Unirb 3 x 2 Vitória da Conquista; Atlético/Al 2 x 2 Jacuipense; Fluminense 1 x 2 Doce Mel.
Na próxima 4ª feira: - Juazeirense x Vitória (no Adauto Moraes).
*
Classificação atual
Juazeirense (16 pontos), Atlético Alagoinhas (13), Bahia de Feira e Bahia com 12. Doce Mel e Jaciuipense com 9; Vitória da Conquista e Unirb (7); Vitória (6) e Flu de Feira, lanterna, com 5.
O Vitória tem três jogos a menos, a fazer. Disputa ainda 9 pontos.
O Bahia tem um jogo a fazer, contra o Jacuipense, em Pituaçu.
**
Sul-Americana
O Bahia estreia na competição nessa quarta-feira, dia 21, à noite, no Uruguai, contra o Montevideo City Torque.
Fase de classificação de grupos, jogos lá e cá. Apenas uma equipe se classifica e segue na disputa. No grupo do Bahia estão o Torque, o Guabirá da Bolívia e o Independientes da Argentina, a equipe mais cascuda, com um histórico de sete títulos de Libertadores.
**
Cada jogo é um jogo, cada qual com sua história, momento e circunstâncias...
E mais o acaso, o inesperado, o ‘sobrenatural de Almeida’.