Responsável pela melhora defensiva do Vasco no segundo semestre no Campeonato Brasileiro, o zagueiro Leandro Castan, com contrato no Cruz-Maltino válido até 31 de dezembro de 2019, despertou o interesse de outros clubes. O Corinthians, equipe que defendeu entre 2010 e 2012, passou nesta semana a monitorar a situação do atleta após pedido do técnico Fábio Carille, que está em negociação para retornar ao time de São Paulo depois de sete meses no Al Wehda, da Arábia Saudita.
Leandro Castan, de 32 anos, retornou ao Brasil nesta temporada após quase sete anos no futebol da Itália. No Vasco, confirmou rapidamente o status de titular, sendo fundamental na permanência da equipe na elite nacional. Apesar de o zagueiro ter contrato com o Cruz-Maltino por mais um ano, o Corinthians ainda não entrou em contato com os dirigentes de São Januário, monitorando a situação do atleta em conversas com pessoas próximas a ele.
Um trunfo do Corinthians para uma negociação com Leandro Castan é o fato de Fábio Carille ter indicado o zagueiro para o clube em 2010, após destaque do atleta no Grêmio Barueri no ano anterior. Atualmente, o elenco do Timão conta com quatro zagueiros: Henrique e Léo Santos, que vinham sendo titulares, além de Pedro Henrique e Marllon. Andrés Sanchez, atual presidente do Corinthians, também é próximo ao jogador, o que pode ajudar em uma evolução das conversas.
Ciente desta situação de mercado envolvendo Leandro Castan, o Vasco já se movimenta para segurá-lo. A diretoria presidida prepara uma proposta de ampliação do período do vínculo do zagueiro - de fim de 2019 para término de 2020 -, aumentando a multa rescisória e colocando bônus por metas alcançadas dentro de campo.