Economia

FECOMBUSTÍVEIS MOSTRA QUEM AUMENTA IMPOSTOS EM PREÇOS NAS BOMBAS

A Fecombustíveis destaca que, diferentemente do que vem sendo noticiado, é fundamental considerar que a composição dos preços dos combustíveis também inclui os impostos federais.
Com ascom Fecombustiveis ,  Salvador | 18/02/2025 às 13:13
Presidente Lula tentou isentar o governo federal mas não convenceu
Foto: DIV
  Sem citar diretamente o presidente Lula que, ontem, isentou o governo federal do aumento dos combustíveis no país., a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), entidade que reúne 34 sindicatos patronais e representa os interesses de cerca de 45 mil postos de combustíveis no país, vem a público esclarecer as declarações que vêm sendo divulgadas na imprensa e responsabilizam os postos de combustíveis pelos altos preços dos combustíveis no Brasil.

   A Fecombustíveis destaca que, diferentemente do que vem sendo noticiado, é fundamental considerar que a composição dos preços dos combustíveis também inclui os impostos federais. Entre eles, estão o PIS/Cofins, no valor de R$ 0,69 por litro, e a CIDE, de R$ 0,10 por litro, além do ICMS.

  Inclusive, lembramos que, em 1º de fevereiro, houve aumento do ICMS sobre gasolina, óleo diesel, biodiesel e etanol anidro.


•         Gasolina e etanol: acréscimo de R$ 0,10 por litro, totalizando R$ 1,47.

•         Diesel e biodiesel: aumento de R$ 0,06 por litro, elevando o valor para R$ 1,12.


A Fecombustíveis esclarece o funcionamento complexo da cadeia de combustíveis, que, em geral, é pouco conhecido pela sociedade e pelos governantes do país. As refinarias vendem combustíveis exclusivamente para as distribuidoras, que, por sua vez, comercializam os produtos para os postos revendedores.

A gasolina que sai das refinarias é pura e ainda não está pronta para o consumo final. Somente nas bases de distribuição recebe a adição de 27% de etanol anidro, tornando- se gasolina C, que é a versão comercializada nos postos. O mesmo processo ocorre com o óleo diesel: ele sai puro das refinarias (diesel A) e, após a adição de biodiesel — atualmente em 14% —, transforma-se em diesel B, que então é comercializado das distribuidoras para os postos de combustíveis.

Cabe destacar que, na composição de preços da gasolina, na média Brasil, os custos do produto nas refinarias Petrobras correspondem a 34,7% do total, ou seja, a R$ 2,21 por litro. Quando somado o preço dos tributos federais e estaduais ao custo das refinarias quase dobra-se o valor, em R$ 2,16 por litro. Já a parcela do etanol anidro, com R$ 0,88, ou seja, 13,8%.

 

No caso da composição de preços do óleo diesel 46,8% correspondem a parcela do produto refinado pela Petrobras (R$ 3,03 por litro), somados dos impostos federais (5%)


 

e estaduais (17,3%) resultam em R$ 1,44 e a mistura do biodiesel, R$ 0,85, o que representa 13,2% do custo total.

 

Recentemente, a Petrobras também aumentou em R$ 0,22 o preço do litro diesel para as distribuidoras.

 

As margens brutas da distribuição e revenda, na média Brasil, ficam em torno de 15%, retirando o frete. Vale destacar que desta margem são descontados os salários, encargos sociais e benefícios dos funcionários, aluguel (se houver), água, luz, incluindo todas as demais despesas inerentes à manutenção do negócio.

 

Esta Federação entende ser imprescindível manter a sociedade informada para que a revenda não seja responsabilizada pelos altos custos dos combustíveis no país.

 

Destacamos que a revenda de combustíveis é um dos setores que mais contribuem para a geração de empregos, com aproximadamente 900 mil postos de trabalho diretos, além de ter um papel significativo na arrecadação de impostos dos estados e do país. Além disso, os postos representam um setor fundamental para prestação de serviços à sociedade, informações e apoio à comunidade.

 

 

Por fim, de quem será a culpa: Petrobras, distribuição/revenda ou impostos?

 

Confira os detalhes da composição de preços da gasolina e do óleo diesel:


 

Gasolina

R$/litro

 

 

73% Gasolina A      R$ 2,2119

27% Etanol Anidro  R$ 0,8840

PIS/COFINS (s/ Anidro - 27%)     R$ 0,0353

PIS/COFINS (s/ Gasolina A - 73%)        R$ 0,5785

CIDE (s/ Gasolina A - 73%)         R$ 0,0730

ICMS (MS)   R$ 1,4700

Custo estimado Distribuição (*)         R$ 5,2527

Margens (Distribuição + Revenda) + Fretes     R$ 1,1173

Preço Médio Bomba BRASIL

R$ 6,3700

 

Obs:

Gasolina A Petrobras / Preço médio Brasil =

Etanol Anidro / Cotação Cepea SP =

R$  3,030

R$  3,274

 

(*) Fonte: Fecombustíveis/Petrobras/Cepea/ANP - 17/02/2025

 

Óleo Diesel S10

R$/litro

 

 

86% Diesel S10 A   R$ 3,2164

14% Biodiesel         R$ 0,8512

PIS/COFINS (s/ Biodiesel - 14%) R$ 0,0207

PIS/COFINS (s/Diesel A - 86%)   R$ 0,3023

CIDE (s/ Diesel A)   R$      -

ICMS (MS)   R$ 1,1200

Custo estimado Distribuição (*)         R$ 5,5106

Margens (Distribuição + Revenda) + Fretes     R$ 0,9594

Preço Médio Bomba BRASIL

R$  6,470

 

Obs:

Diesel S10 Petrobras / Preço médio Brasil =

Biodiesel B100 ANP Preço médio Brasil =

R$  3,740

R$  6,080

 

(*) Fonte: Fecombustíveis/Petrobras/Cepea/ANP - 17/02/2025