Economia

EX-PROVEDORA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA LISA WECKERLE MORRE AOS 86a

Única mulher na Bahia que se tornou Provedora da Santa Casa
Tasso Franco ,  Salvador | 20/01/2025 às 14:58
Lisa Weckerle foi presidente da ACB e Provedora da Santa Casa de Misericórdia
Foto:
  Será cremado em Salvador às 17h o corpo da empresária Lisoleta Weckerle, 86 anos, que faleceu hoje na capital baiana. Era conhecida no meio empresarial como Lisa e foi presidente da Associação Comercial da Bahia e Provedora da Santa Casa de Misericórdia.

    Lise nasceu em Salvador em 4 de março de 1938 filha do alemão Ernst Weckerle, fundador da ótica Ernesto e chegou a ser diretora de Marketing e Recursos Humanos na empresa do pai. Entre 2003 e 2007 presidiu a Associação Comercial da Bahia (ACB) e foi a única mulher a assumir a provedoria da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, em 2013. Ingressou na irmandade em 2001 e, até hoje, era diretora de Cultura de Ação Social na organização.

   A Ótica Ernesto foi fundada na década de 40 e chegou a ser uma das maiores empresas do nicho no estado, tendo 13 lojas espalhadas por Salvador e duas griffes próprias – SV e Sunvilly. Um outro sucesso do empreendimento foi a propaganda da TV com o slogan "Ernesto, meu rapaz". A gestão da ótica passou por duas gerações da família Weckerle. Atualmente faz parte do Grupo Óticas Brasil, administrada pelo empresário Rafael Alonso. Lise era uma das sócias. 

O provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, manifestou o seu pesar e se solidarizou com os familiares e amigos de Lise. “Teve importância formidável para a cidade do Salvador. Fez muito pelos que mais precisam de auxílio. Transmitiu amor, semeou fraternidade, persistiu nos objetivos e acreditou na vida. Neste momento, reforçamos nossa união e solidariedade à família e amigos pela perda dessa grande mulher”, lamentou o provedor.