A Neoenergia Coelba apresentou, na manhã desta quarta-feira (24), seu plano de investimentos para os municípios do Centro-Sul da Bahia. R$ 2,8 bilhões em obras de melhoria e expansão da rede elétrica serão investidos até 2027, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. O empenho visa aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia para a população e para o desempenho das atividades econômicas das cidades, especialmente nos setores de comércio, agroindústria e mineração.
A apresentação foi realizada pela liderança da Neoenergia Coelba, na sua sede em Vitória da Conquista, e contou com a presença da atual prefeita da cidade, Sheila Lemos. O evento também teve a presença de representantes dos setores socioeconômicos da região.
A Neoenergia Coelba está realizando, até 2027, obras estruturantes e de grande porte que resultarão em um incremento de 152,5 MVA de potência, o que representa um aumento de 13% na capacidade energética ofertada e benefício a cerca de um milhão de habitantes. Serão inauguradas três novas subestações e outras oito terão sua potência ampliada no Centro-Sul baiano. Também está em andamento a construção de mais de 400 quilômetros de linhas de alta e média tensão, levando energia de qualidade aos municípios da região. Ao longo dos próximos quatro anos, serão mais de 218 mil novas ligações de clientes, recorrentes e no programa Luz para Todos.
“A Neoenergia Coelba tem o compromisso de energizar o desenvolvimento da Bahia. Na apresentação desta quarta-feira (24) detalhamos nossos esforços e investimentos para prestar um serviço com ainda mais confiabilidade em Vitória da Conquista e nos municípios do Centro-Sul”, destacou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Santana.
Já em 2024, será inaugurada a subestação 138 kV Vitória da Conquista II, cuja entrada em funcionamento beneficiará diretamente mais de 176 mil clientes da distribuidora, o que equivale a cerca de 400 mil habitantes, com um acréscimo de 53,2 MVA na oferta de energia para os municípios de Vitória da Conquista, Anagé, Belo Campo e Caraíbas.
Todo o plano estratégico foi estruturado com base em estudos e projeções acerca das necessidades energéticas atuais e futuras da região. Também foram levadas em consideração as demandas sinalizadas pelo setor produtivo do Centro-Sul, como associações industriais e comerciais. Com base nessas informações, o planejamento foi traçado para atender às expectativas de todos os consumidores.
Além dos investimentos em obras de grande porte, a distribuidora está reforçando o plano de manutenção preventiva, incluindo ordenamento e regularização de fiação. Desde dezembro de 2023, cerca de mil quilômetros do sistema de distribuição foram inspecionados em Vitória da Conquista e mais de 1.800 podas foram realizadas.