Com informações do Bangkok Post
Tasso Franco , Salvador |
17/07/2024 às 10:05
O chá da morte com cianureto
Foto: Bangkok Post
A polícia suspeita que uma mulher vietnamita de 56 anos, com cidadania norte-americana, tenha utilizado uma mistura letal de cianeto e chá para envenenar cinco compatriotas quando se encontraram num hotel de luxo em Banguecoque para resolver uma disputa financeira.
Pol Maj Gen Nopasilp Poonsawat, vice-comissário do Departamento de Polícia Metropolitana, identificou na quarta-feira a suspeita como Sherine Chong, nascida no Vietnã.
Funcionários do hotel disseram que ela estava esperando sozinha no quarto 502 do quinto andar do Grand Hyatt Erawan Hotel, quando suas supostas vítimas chegaram na segunda-feira.
Ela já havia pedido comida e chá ao serviço de quarto. Ela recusou a oferta da atendente de preparar o chá para ela no quarto, dizendo que ela mesma o prepararia.
Gravações de câmeras de segurança mostraram os outros cinco vietnamitas chegando ao quarto com suas bagagens. A partir das 14h17 de segunda-feira, ninguém havia saído da sala. Na noite de terça-feira, uma empregada encontrou os corpos no quarto.
Chong estava entre eles.
O Pol Maj Gen Nopasilp disse que o suspeito convidou as outras cinco pessoas para investir em projetos de construção. Entre eles incluía-se um casal que teria investido o equivalente a 10 milhões de baht num projeto hospitalar no Japão. Quando não houve progresso nos projetos, eles tomaram medidas legais.
Os seis deveriam se encontrar no tribunal em duas semanas. Chong convidou os cinco para se reunirem para negociações extrajudiciais. Eles planejaram inicialmente ir ao Japão, mas não puderam se encontrar lá devido a questões de visto. Então, eles se voltaram para Bangkok.
Eles chegaram a Bangkok em horários diferentes e se hospedaram em quartos diferentes no hotel 5 estrelas, que fica no bairro comercial e diplomático da cidade.
Os cinco vietnamitas fizeram check-out ao meio-dia de segunda-feira, mas Chong ficou no quarto 502 e os convidou a voltar para outra rodada de negociações. Ela havia pedido comida e chá para todos.
O Pol Maj Gen Nopasilp disse que resíduos de cianeto foram encontrados nas seis xícaras de chá usadas encontradas no quarto do hotel. A polícia estava rastreando a origem do veneno.
O chefe de ciência forense da polícia, Pol Lt Gen Trairong Phiewphan, disse que cianeto também foi encontrado em saquinhos de chá coletados na sala.
.