Economia

MAIS CHINESES VÃO OCUPANDO A AVENIDA SETE NA ÁREA SÃO BENTO A MERCÊS

O Jornalista Tasso Franco anota tudo em crônicas para seu livro (em execução) A Alma da Senhora Avenida Sete
Tasso Franco , Salvador | 14/06/2024 às 11:10
Casal chines instala nova loja no Rosário
Foto: BJÁ
  Os empresários chineses estão ocupando a cada dia que passa mais lojas na Avenida Sete na área entre o São Bento e o Convento das Mercês e já são mais de dez lojas de produtos da China nesse trecho. 

  Ainda não se constitui numa Chinatown baiana como acontece em Paris, Londres, NY, SP, mas não está longe disso acontecer. Os 'chinas' como são apelidados pela população são empreendedores natos e vão ocupando os espaços.

   Na foto que coilhemos ontem nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, da Confraria dos Homens Brancos, chinesas organizam uma nova loja ainda sem nome, mas que pretende inaugurar (o casal) até o final do mês. 

   A diáspora chinesa atual é bem diferente da primeira diáspora na Bahia onde os chineses eram opobres e só instalavam lavanderias e pastelarias. Agora, a turma que está chegando tem capital e incentivo do governo chinês em estratégia para vender os produtos Made in China.

  E eles copiam tudo. Nesta época do ano, muitos dos adereços de São João, inclusived chapéus são fabricados na China. Inclusive as lojas dos "chinas" estão decoradas com motivos juninos. Os "amarelos" não são moleza.