Economia

VINHOS, ARTIGOS PARA PET E LIVROS SÃO QUERIDINHOS EM ASSINATURAS

Pesquisa revela que 79% dos brasileiros assinam até quatro clubes
Ana Beatriz , Salvador | 22/04/2024 às 18:24
Vinhos, artigos para pet e livros são queridinhos em clubes de assinaturas
Foto: Freepik

Assinar um serviço para receber todos os meses uma caixa com produtos selecionados tornou-se uma febre no Brasil. Os chamados clubes de assinaturas conquistaram o país, sobretudo, pela variedade de itens disponíveis. Mas os vinhos, os artigos para pets e os livros são os queridinhos dos brasileiros, como destaca a pesquisa realizada pela Vindi, em parceria com a OpinionBox, este ano.


O levantamento mostrou que 79% dos entrevistados assinam de 1 a 4 clubes. A adesão a esse tipo de serviço começou durante a pandemia da Covid-19, mas mesmo após o fim do período de isolamento social, as famílias mantiveram o hábito. 


Esse formato de comércio tem sido utilizado pelas empresas para criar maior proximidade com os consumidores e gerar uma renda fixa todos os meses. Entre os aspectos que chamam a atenção dos assinantes em relação aos clubes estão, além da variedade de produtos, a comodidade de receber itens novos em casa periodicamente, a praticidade nas formas de pagamento e a operação simplificada para a assinatura. 


Saiba como funcionam os clubes de assinaturas 


De acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o clube de assinatura é um modelo de negócio voltado para o comércio recorrente de produtos e serviços. Trata-se de um velho conhecido dos brasileiros, afinal, antes do boom da tecnologia, muitas pessoas já assinavam clubes de revistas e jornais para receber, mensalmente, os exemplares na porta de casa. 


Com o mundo cada vez mais digital, processo que foi intensificado durante a pandemia da Covid-19, o mercado de assinaturas se expandiu para outros setores. É possível encontrar flores, maquiagens, bolsas de luxo, roupas, bebidas, brinquedos e outros itens em clubes de assinatura espalhados pelo país. 


Ainda conforme a pesquisa Vindi/Opinion Box, esse modelo de negócio aparece no top 3 dos serviços mais assinados pelos brasileiros, sendo citado por 31% dos entrevistados, atrás apenas das tags de pedágio e estacionamento e dos serviços fitness


Um dos motivos para o sucesso dos clubes de assinatura é a dinâmica de funcionamento. Ao encontrar um clube do seu interesse, a pessoa escolhe o tipo de assinatura, que pode ser semanal, mensal, semestral ou anual. Em seguida, paga um valor recorrente por meio do link de pagamento e, então, passa a receber os itens em casa com a periodicidade combinada. 


Há alguns clubes de produto que o objeto a ser entregue só é descoberto no momento do unboxing (abertura da caixa). Por esse motivo, muitos assinantes criaram o costume de fazer vídeos de react quando recebem seus pedidos que são postados e compartilhados nas redes sociais, o que também contribuiu para a popularização dos clubes de assinatura no país. 


Vantagens dos clubes de assinatura


Além da praticidade, os clubes de assinaturas apresentam outras vantagens. Do ponto de vista do consumidor, o serviço tem como principal característica a comodidade, já que, com poucos cliques, é possível receber produtos selecionados de um determinado segmento em  casa. 


Os preços dos clubes costumam ser outro atrativo, principalmente, no caso daqueles que oferecem kits, pois o custo-benefício é maior do que se o cliente fosse comprar cada item separadamente. Além disso, muitas empresas trabalham com produtos exclusivos ou importados, característica que também é atrativa para o público. A experiência personalizada também tem sido um dos pontos positivos dos clubes de assinatura. 


Já do ponto de vista das empresas, aderir aos clubes de assinatura pode promover a fidelidade do consumidor. Com o uso de um negócio personalizado, as marcas tendem a melhorar a conexão com o público, tornando a relação mais próxima. 


A geração de receita recorrente é outro ponto positivo, já que permite um planejamento financeiro mais eficiente, calculável e focado na sustentabilidade da empresa. Também é possível ter maior controle de estoque, pois o empreendedor consegue prever quantos e quais produtos serão entregues. 


Cuidados na hora de assinar


Como qualquer serviço, o público deve ficar atento aos cuidados na hora da contratação. Os órgãos de defesa do consumidor orientam buscar informações sobre o clube de assinatura antes de realizar a adesão. Conversar com assinantes para saber como é a experiência, comparar a dinâmica de funcionamento com outros clubes e pesquisar no site “Reclame Aqui” podem ajudar na tomada de decisão.


Após assinar o serviço, é importante observar a qualidade e a variedade dos produtos e o cumprimento dos prazos. É aconselhável que o consumidor conheça os canais de comunicação para entrar em contato quando necessário, bem como a política de cancelamento da assinatura.