Economia

BAHIA EXPO & NEGÓCIOS PROMOVE PAINEL ESG SOBRE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Preservação da natureza tem destaque em palestras e produtos comercializados na feira
Marcia Gomes , Salvador | 20/05/2023 às 12:14
Bahia Expo & Negócios promove painel ESG sobre case de soluções sustentáveis
Foto: Darío G. Neto/ASN Bahia

A Bahia Expo & Negócios, em seu segundo dia de atividades (19), promoveu o painel ‘Todos Juntos pela Sustentabilidade!’. Participaram quatro representantes de empresas que atuaram no projeto que reciclou 872 mil resíduos plásticos, descartados durante os seis dias de apresentações musicais no Rock in Rio 2022. O grupo relatou o ‘case’ em que copos da Coca-Cola e da Heineken foram coletados para reciclagem na Braskem e daí serem transformados em embalagens da Natura.


O encontro foi mediado pelo consultor Paulo Henrique Oliveira, sócio-diretor da Startei, ‘hub’ de inovação. Em sua visão, o conceito de ESG está bem longe de ser meramente ativismo romântico e atualmente está relacionado, intrinsecamente, à estratégia. “O ESG é a aplicação da sustentabilidade nas empresas e a forma como essa governança acontece nos negócios”, define.


Ana Luiza Leite é gerente de Comunicação e Marketing da Braskem, indústria petroquímica que produz plásticos e maior produtora de resinas da América Latina. “Nós identificamos que havia espaço em festivais de música para reciclagem de material plástico descartado. Mas percebemos que não conseguiríamos fazer isso sozinhos”, disse. A solução foi adicionar mais atores ao processo “e em 2022 reunimos as quatro marcas em prol desse objetivo no Rock in Rio”.


A Natura e a Heineken uniram esforços para reciclar pela primeira vez em 2019 e em 2022, o próximo passo seria aumentar a cadeia de reciclagem. “A parceria era, para nós, uma obrigação”, enfatizou Laísa Sotero, gerente de Marketing e Comunicação da Natura, ao lembrar que o cuidado em desenvolver todas as etapas da cadeia é fundamental. Ela informou que os produtos da Natura cujas embalagens são fruto dos copos reciclados no show serão lançados nos próximos meses.


“O copo de plástico sempre foi um grande desafio para a gente”, admitiu Carol Toledo, engenheira florestal e especialista em mudança climática da Heineken. “Essa parceria foi um ganho muito grande, conseguimos enxergar nosso produto retornado como uma embalagem da Natura e temos esse ‘mindset’ como cultura dos nossos eventos”, disse.


Katielle Haffner é chefe de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil. Ela avalia que o ESG vem emergindo com cada vez mais força. “Não conseguimos zerar sozinhos os impactos causados pelo plástico”, frisa. Katielle destacou, ainda, a importância da inserção desse engajamento no dia a dia das pessoas. “Foi muito legal ver o pessoal no Rock in Rio trocando os resíduos por brindes, no ‘stand’ da Brasken”, lembrou.


Cosméticos de matriz africana


A Dumato Cosméticos Naturais e Ancestrais (https://eusoudumato.com/) uniu sustentabilidade às religiões de matriz africana e expõe em seus estande na Bahia Expo & Negócios produtos como sabonete fitoterápicos medicinais (de rosto e corporal), óleos essenciais, dentre outros, que têm como inspiração o arquétipo dos orixás.


O co-fundador da marca, Rogério Silva, revelou que, além de serem confeccionados com ervas, e extratos inerentes a divindades africanas, os cosméticos são energizados com Reiki. A empresa nasceu em Salvador, há cerca de um ano e meio, mas já comercializa seus produtos para todo o Brasil e tem planos de exportar a partir do segundo semestre deste ano.


“As embalagens são compostáveis e biodegradáveis, feitas com fécula de mandioca e podem ser descartadas diretamente em jardins para nutrirem as plantas. Além disso, o usuário pode plantar as sementes que vão dentro dos sabonetes. Quem adquire nossos produtos leva vida sem gerar lixo”, explica.


Moda sustentável é tema de palestra neste sábado (20)


Neste sábado (20), a designer sustentável Lourrani Baas faz palestra sobre Moda Regenerativa e Sustentável, das 17 h às 19h, no espaço Beleza e Moda – Senac. De acordo com a consultora técnica de moda da Assessoria de Inovação do Senac, Phaedra Brasil, sustentabilidade será um dos temas a serem apresentados nas aulas-shows. Segundo ela, a moda sustentável e regenerativa tem a função de alertar os usuários sobre os riscos de se esgotarem os insumos retirados da natureza. “Vamos falar sobre a utilização de novas matérias primas, de maneira que não prejudiquemos de forma tão agressiva o planeta”, pontuou.


‘A Importância do Upcycling na Indústria da Moda’ será o tema da palestra ministrada por Jasmim Reuther, fundadora da Pythia Brasil – marca que atua no segmento de roupas e acessórios -, no domingo (21), das 12h30 às 14h30. Phaedra conceitua ‘upcycling’ como a solução sustentável que não elimina a matéria prima, mas a transforma para ser reaproveitada.


Realizada pelo Sebrae, em parceria com o Senac, a segunda edição da Bahia Expo & Negócios acontece até este domingo (21), no Centro de Convenções de Salvador. O evento gratuito reúne pequenos negócios das maiores cadeias produtivas do estado contemplando os segmentos de alimentos, bebidas, moda, cosméticos e artesanato. Ao todo, são 164 expositores, sendo 99% Micro e Pequena Empresa e 100% baianos. Estão ocorrendo 117 eventos durante a feira, além de caravanas com empresários do interior do estado e rodadas de negócios nacionais e internacionais. Ao todo são ofertadas mais de 200 horas de capacitação. A Bahia Expo & Negócios conta com apoio da Fecomércio-BA e FIEB, e patrocínio do Senar.