Economia

SEGUNDA ETAPA DO PALACETE TIRA CHAPÉU ESTÁ LENTA E ATRASA ABERTURA

Obra em andamento, lenta
Tasso Franco ,  Salvador | 15/05/2023 às 15:19
Palacete do Tira Chapéu, Salvador, centro histórico
Foto: BJÁ
  

  A segunda fase de restauro do Palacete Tira-Chapéu ao lado da sede da Câmara de Vereadores de Salvador ainda não foi concluida. A primeira fase - restauro das fachadas e telhado; reforma dos pisos de madeira; estruturação (estabilização da estrutura física do  imóvel - sim, já terminou.

  Anuncia-se que abriogará um centro gastronômico pertencente ao grupo Fera Investimentos - o mesmo que opera o Fera Palace Hotel na Rua Direita do Palácio - Chile - mas, até agora, nada. É provável que isso só ocorra (o término da obra) no próximo ano. 

Sobre o Palacete Tira-Chapéu

O projeto do Palacete é de autoria do arquiteto italiano Rossi Baptista, e se tornou uma das mais emblemáticas obras do autor em Salvador. Inaugurado em 1917, o edifício foi sede da Associação dos Empregados no Comércio da Bahia, fundada em 1900, e teve uso exclusivamente comercial e administrativo. 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), o palacete é um dos poucos remanescentes do estilo eclético em Salvador, com adornos que podem ser identificados desde a arquitetura barroca até o estilo clássico. Na composição da sua fachada, por exemplo, há colunas com fustes canelados e capitéis coríntios, atlantes e esquadrias que formam uma composição bem marcada e ordenada.  

No interior do edifício, as misturas de referências arquitetônicas  são evidenciadas nos pilares, pisos, disposição e forma das escadas, e nos elementos decorativos em estuque nos forros e coroamento das paredes.