Economia

NOS ESTADOS UNIDOS, CICLONE BOMBA ATINGE 200 MILHÕES DE PESSOAS

Com informações do Washington Post
Tasso Franco , Salvador | 26/12/2022 às 10:37
Buffalo ficou invisível
Foto: Derek Gee AP
  No domingo, as autoridades relataram 13 mortes adicionais no condado de Erie, em Nova York, atribuídas à catastrófica tempestade de neve que causou estragos em grande parte do país, elevando para 16 o número de mortes confirmadas relacionadas à nevasca na área duramente atingida de Buffalo.

As equipes de resgate encontraram corpos adicionais, disseram as autoridades na noite de domingo, mas a causa da morte dessas pessoas ainda não foi determinada. “O número continuará a aumentar”, disse o porta-voz do condado de Erie, Peter Anderson.

A explosão do Ártico, que atingiu seu pico de ferocidade em Buffalo, espalhou um frio profundo em grande parte dos Estados Unidos desde quinta-feira, estendendo-se do estado de Washington à Flórida, com cerca de 200 milhões de pessoas cobertas por um alerta de inverno, de acordo com cálculos do Serviço Nacional de Meteorologia. Em Washington, DC, a temperatura chegou a 22 graus na véspera de Natal, a temperatura máxima mais baixa naquele dia desde 1989, de acordo com dados do NWS.

O executivo do condado de Erie, Mark C. Poloncarz, twittou alguns detalhes sobre 12 das vítimas no final do domingo, dizendo que quatro das pessoas confirmadas como mortas pela tempestade foram encontradas do lado de fora, uma foi encontrada dentro de casa e outra em um carro. Três morreram após emergências cardíacas enquanto limpavam a neve, disse Poloncarz em seu tweet, e outros três morreram porque os socorristas não conseguiram alcançá-los a tempo.

A vítima mais velha que foi identificada tinha 93 anos e a mais nova tinha 26, disseram autoridades na noite de domingo. Mais tarde no domingo, a cidade de Buffalo confirmou que o número de mortes havia subido para 10 das seis relatadas anteriormente pelo condado de Erie. “Espera-se que o número seja muito maior”, disse Mike DeGeorge, porta-voz da cidade.

A tempestade prejudicou o tráfego e os planos de viagens de fim de ano, com mais de 5.400 voos cancelados nos Estados Unidos no sábado e no domingo, de acordo com a Flight Aware. A UPS e a FedEx disseram que o clima prejudicou suas operações no Centro-Oeste, retardando as entregas.

Na noite de domingo, cerca de 15.000 clientes de serviços públicos em Buffalo ainda estavam sem energia, disseram autoridades. Autoridades disseram que o desastre pode ser considerado o pior da história da região.

À medida que a neve se deslocava para o sul e os ventos diminuíam, as equipes lutavam com subestações de energia que estavam congeladas e precisavam de equipamentos especializados para reparos, disseram autoridades. Alguns socorristas precisaram de resgate durante a tempestade, dois centros de aquecimento fecharam depois de perder energia e as equipes retiraram 11 ambulâncias no domingo que ficaram presas na neve.