Mesmo sem uma regulamentação abrangente, o Brasil conta com mais de 80 empresas com CNPJ aberto que atuam no mercado de cannabis e se destacam no setor. De acordo com o mapeamento da Kaya Mind, empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos, cada uma foi classificada dentro de um conjunto de categorias.
Apesar de a maioria das empresas não serem de grande porte, algumas já operam com mais de 5 mil funcionários. Do total mapeado, os segmentos que se destacaram na pesquisa foram Produtos à base de cannabis, Importadora, Representante e Clínicas. Além disso, existem 1900 produtos relacionados à cannabis que estão ao alcance dos brasileiros, o que mostra o potencial da indústria nacional do produto hoje.
Os dados fazem parte do ”Anuário da Cannabis no Brasil”, que é um material inédito sobre a regulamentação da cannabis no país e seus desdobramentos no mercado, sendo o único anuário completo com dados sobre o tema que contou grandes apoiadores do setor, institucionais e de mídia.
Segundo Maria Eugenia Riscala, o número de empresas em um país sem uma ampla regulamentação é grande e mostra o potencial econômico e social da cannabis. “Nós podemos observar que existe um grande interesse de mercado, visto o número de negócios que estão sediados no Brasil e a quantidade de informações publicadas sobre o tema”, ressalta.
Para a executiva, é um processo de educação social que pode contribuir para mudanças concretas no legislativo, favorecendo a produção e comercialização dos produtos. “A imprensa, pesquisas científicas, principais porta-vozes e marcas do país são essenciais para transformar esse pensamento”, aponta.
*É importante ressaltar que essas não são as únicas empresas que existem no país, mas, sim, aquelas que foram traçadas por meio das metodologias da Kaya Mind.