A empresa especializada em dados de empregabilidade de jovens, FirstJob, revelou os resultados do estudo Employers For Youth (EFY) 2022, que foi realizado pelo segundo ano consecutivo no Brasil e aplicado em outros 15 países da América Latina e Europa para jovens profissionais de até 35 anos nas empresas participantes. As 10 dimensões avaliadas foram: reconhecimento, talento, inovação, infraestrutura, qualidade de vida, desenvolvimento de carreira, benefícios, ambiente de trabalho, reputação e diversidade e cultura.
O que os profissionais no Brasil mais valorizam?
O estudo revelou que os principais atributos para atrair e reter talentos no país segundo os resultados das empresas participantes, são: Aprendizagem e Desenvolvimento (22%), Ambiente de Trabalho (14%) e Qualidade de Vida (12%). Esses números, de acordo com o estudo, respondem às principais necessidades dos Millennials e da Geração Z no mundo profissional, reconhecendo as boas práticas na hora de se candidatar e escolher uma empresa para trabalhar.
A experiência dos jovens no trabalho
EFY entrevistou 11.000 jovens com pelo menos 3 meses de trabalho na empresa, concluindo que as dimensões mais bem avaliadas pelos jovens talentos no Brasil foram, por ordem: Ambiente de Trabalho, Diversidade e Cultura e Qualidade de Vida.
Nos últimos anos, o ambiente de trabalho tem sido um ponto forte das empresas. Segundo o EFY Brasil 2022, 91% dos entrevistados afirmam que sua empresa possui um bom ambiente de trabalho, enquanto 84% fazem destaque à comunicação eficaz de seus líderes e à abertura a sugestões: “É importante que haja fluidez entre os líderes e seus colaboradores. A escuta ativa e a assertividade na comunicação são soft skills que levam a uma melhor colaboração entre as equipes e, claro, impactam o ambiente dentro das organizações”, afirma Mario Mora, CEO e fundador da FirstJob.
Além disso, constatou-se a importância de que os funcionários façam um ajuste cultural e consigam desenvolver um sentimento de pertencimento em seu local de trabalho. De acordo com o estudo, 88% dos Millennials e da Geração Z no Brasil se identificam com a cultura e os valores da empresa onde trabalham, enquanto 87% acreditam que em sua empresa foi criado um ambiente de respeito e apoio à diversidade.
Projeções e estabilidade no emprego
Além disso, o estudo detalha que 84% dos jovens brasileiros consideram que o tempo ideal para mudar de área ou assumir um novo cargo é entre um e dois anos. Ao mesmo tempo, 72% dos jovens no Brasil percebem que sua empresa tem uma preocupação genuína em fortalecer o desenvolvimento interno de seus colaboradores, impactando na expectativa de desenvolvimento e estabilidade no emprego.
O Top 28 das Melhores Empresas para Jovens Profissionais do Brasil é:
Em 2022, também foi realizada a versão Small & Medium Business ou SME, que reconhece as pequenas e médias empresas de excelência para os jovens no Brasil. As 5 primeiras dessas empresas foram Precpago, Nowports, Fracttal, Fortinet e Truora.
Encontre o estudo e o Ranking de Employers For Youth Brazil 2022 pela FirstJob em www.efy.global/