Mais de 100 integrantes da companhia na Bahia dedicaram mais de 300 horas ao voluntariado, promovendo ações de manutenção nas instituições assistidas e arrecadação de itens essenciais
PP , Salvador |
26/09/2022 às 10:30
aPOIO bRASKEM
Foto: Braskem
A Escola Creche Comunitária Emanuel, que atende 70 crianças em Camaçari, vai receber R$ 10 mil de doação da Braskem na Gincana Nacional de Voluntariado promovida pela companhia. O valor corresponde ao prêmio conquistado pela Regional Bahia, que ficou em segundo lugar na competição no Brasil ao dedicar mais de 300 horas ao voluntariado. Em alinhamento com os compromissos assumidos pela Braskem, a Gincana de Voluntariado ajuda a potencializar os esforços da empresa no desenvolvimento das regiões onde atua.
“Participar dessa Gincana do Voluntariado é para nós uma honra e uma grande conquista também, pois estávamos em um momento de fragilidade em inúmeros aspectos, tanto no que diz respeito à estrutura física quanto à motivação de continuar acreditando no resultado do trabalho da creche. Esse movimento de aproximação dos voluntários com as famílias, a equipe de professores da creche e as crianças foi um resgate de nossas missões educacionais, pois nos motiva a acreditar no potencial transformador que o trabalho social tem, nos traz de volta ao engajamento educacional e nos reaproxima dos nossos sonhos de uma educação infantil que respeite a infância e suas etapas de desenvolvimento da criança”, afirma Edicleia Dias, coordenadora de ações comunitárias da Escola Creche Comunitária Emanuel.
Durante o período da gincana, as equipes baianas beneficiaram a Escola Creche Comunitária Emanuel, o Conselho Escolar Creche Municipal São Francisco de Assis, em Dias d'Ávila, e o Instituto Marina Adota, em Salvador, com diversas ações, incluindo manutenção do espaço, orientação e arrecadação de itens essenciais, como alimentos e produtos de limpeza. "Nossos integrantes abraçam o propósito da companhia de melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis. Juntos conseguimos ampliar o impacto social positivo que podemos gerar nas comunidades vizinhas às nossas operações, contribuindo com quem mais precisa", pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Os voluntários avaliaram as necessidades de cada entidade, contribuindo com o trabalho delas. Foram realizadas 15 atividades pelos grupos formados por integrantes da empresa na Bahia, incluindo doação de móveis de escritório, conserto de telhado, troca de piso, pintura, ações lúdicas com as crianças, contação de histórias, oficina sobre construção de brinquedos com materiais recicláveis, palestras educativas sobre economia circular, primeiros socorros, nutrição e aproveitamento integral dos alimentos, além de arrecadação de brinquedos, livros, roupas e itens de utilidades domésticas.
Mais do que alimentos, tempo e objetos, os voluntários doaram carinho e atenção para as pessoas assistidas pelas instituições que participaram da gincana. "É uma experiência que nos enche de alegria. Saímos renovados e voltamos para casa reflexivos. Tivemos muita interação com os pais e recebemos relatos emocionantes. Não tem nada que pague ouvir esse retorno de agradecimento pelo que fizemos com tanta motivação", pontuou Ruth Oliveira, que liderou uma das equipes e coordena a Gincana de Voluntariado na Bahia.