De olho no aumento da participação de produtos argentinos no Estado, em especial o do setor vinícola, uma comitiva com 13 empresas deste país participarão, em Salvador, da 11ª edição da SuperBahia - maior evento de varejo de alimentos do Norte/Nordeste, que será realizada de 12 a14 de julho, no Centro de Convenções. De acordo com o cônsul adjunto da Argentina em Salvador, Santiago Trasmonte, o evento integra, pela primeira vez, o calendário de feiras da Agência Argentina de Investimentos e Promoção do Comércio Internacional.
“A Bahia é um estado muito importante para o relacionamento da Argentina e Brasil. Há quatro anos participamos da SuperBahia, evento cada vez mais relevante pelo número de empresas que atrai do nosso país. Começamos com quatro e agora temos 13. Isso mostra a importância que a feira e o Estado têm para nós”, analisa Santiago Trasmonte.
Em 2021, as exportações argentinas de vinho tinto para a Bahia tiveram um aumento anual de 68%, a maior quantidade exportada desde 2014. A Argentina é o principal fornecedor de espumantes para a Bahia e, em 2021, teve uma participação de 49,26%. De acordo com José Humberto de Souza, presidente da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), promotora do evento, a internacionalização da feira é uma realidade. “Nosso estado representa um grande mercado. Todos possuem interesse em avançar nas negociações com as grandes marcas, para melhor servir ao nosso público”, disse Souza.
Atualmente a Bahia ocupa a 10ª posição nas importações de vinho tinto nacional argentino, com participação de 1,02% em 2021, segundo dados do Portal COMEX STAT. A Argentina foi o terceiro maior exportador de vinho tinto para o estado com participação de 18%. As importações baianas de vinhos argentinos são compostas por 96,69% de vinho tinto, 3,21% de espumante e 0,10% de vinho em recipientes de capacidade não superior a 5 litros.