Mais uma obra do governo federal
Tasso Franco , Salvador |
09/04/2022 às 07:37
Agora, a obra saiu
Foto:
Na última sexta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PL) inaugurou o novo contorno viário de Pelotas. O trecho tem quase 24 quilômetros e vai das BRs 116 e 392 - que liga Rio Grande, onde está o mais importante Porto da Metade Sul do Estado. Esse é um trajeto muito utilizado por caminhões que transportam a safra de grãos das regiões da Campanha e Fronteira Oeste.
Essa é uma das obras mais aguardadas em se tratando de logística. A duplicação do trecho foi assinada na gestão da então presidente Dilma Roussef, em 2012, e se arrastou durante muito tempo.
A reportagem conversou com lideranças sobre a importância dessa obra para o escoamento da produção de municípios da Campanha. O gerente de uma empresa de transportes de cargas, Lázaro Sousa, enfatizou que o novo acesso vai aliviar o trânsito e também irá diminuir os números de acidentes. Além disso, mencionou que terá mais mobilidade para quem necessita transportar a produção até o Porto de Rio Grande.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Ricardo Pinto Souza, comentou que por esse trecho é escoada grande parte de mercadorias para o Porto de Rio Grande. "Essa parte de infraestrutura é de obrigação do poder público federal, estadual e até mesmo dos municípios. Por mais vontade que o empresariado tenha ou motivação ele não consegue fazer isso, então as obras de duplicação que facilitam o escoamento das nossas mercadorias é muito importante não só pra região de Bagé e da Campanha, como pra todo Estado", avaliou.
O presidente falou que a Aciba é uma grande defensora e também está trabalhando muito pela duplicação da BR 290. Acrescentou que essas obras de infraestrutura são importantes para alavancar o comércio.
Para o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard Corrêa de Mello, essa é uma obra de suma importância. Segundo ele, essa obra vai facilitar o escoamento da produção de toda a parte industrial da região. "É muito importante. É uma obra que estava há muito estagnada e que está se concretizando, só tem a melhorar significativamente o escoamento da nossa produção e o tráfego como um todo", pontuou o dirigente ruralista.