Em um momento em que se discute a crise hídrica no Brasil, toda contribuição é bem-vinda, ainda mais quando essa ação consegue uma economia de 300 milhões de litros de água em seis meses. Essa é uma das realizações da Braskem, que concorre ao 13º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, que terá o resultado divulgado nesta quinta-feira, 18. Serão reconhecidas empresas que se destacaram na implementação de atividades que contribuem para melhoria contínua de seus processos, por meio do aumento de produtividade, com menos recursos, impactos negativos para o meio ambiente e maior competitividade no mercado globalizado em alinhamento com o conceito de sustentabilidade.
No total, 70 projetos foram inscritos na premiação, que avaliará inovação, integração com outras companhias, entidades de proteção ambiental, comunidades e poder público, potencial de difusão das ações, contribuição da iniciativa para conquista de novos mercados e desenvolvimento de novos processos sustentáveis, além dos benefícios socioculturais, ambientais, econômicos e tecnológicos.
Além da iniciativa de redução de perdas de água, a Braskem também concorre com a série de ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus e com o projeto Braskem recicla, que estimula a economia circular e conscientização ambiental da população. Essas práticas demonstram seus esforços em promover o desenvolvimento sustentável na sua totalidade, considerando todas as dimensões (social, ambiental e econômica), em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. "A sustentabilidade faz parte do DNA da Braskem, que está cada vez mais empenhada em contribuir para promoção de um futuro melhor para as próximas gerações. Para isso, fomentamos práticas que aprimorem nossa ecoeficiência operacional, mas também estamos atentos às questões sociais, apoiando as comunidades vizinhas das nossas unidades industriais", pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Ecoeficiência energética - Concorrendo na modalidade Tecnologias Sustentáveis, o projeto de redução de perdas de água para efluentes, implementado na Q1, no Polo Industrial de Camaçari (BA), uma das principais unidades da companhia no Brasil, alcançou resultados expressivos. A iniciativa gerou uma economia de mais de 300 milhões de litros de água, o equivalente ao consumo de cerca de 9.000 pessoas em seis meses. Com essa redução, a Braskem deixou de ter um custo de R$ 1,2 milhão em um semestre.
As ações de ecoeficiência operacional da Braskem buscam assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água, fomentando a inovação, promovendo a industrialização inclusiva, além de ser uma das medidas que a companhia adotou para contribuir com o combate à mudança do clima e seus impactos ambientais. "Com a implementação dessas melhorias nos nossos sistemas, alcançamos reduções expressivas e continuamos empenhados para avançar, otimizando cada vez mais nossa operação. Nossa meta é fazer uma gestão mais eficiente do uso de água, com iniciativas de reuso, e garantindo 100% de utilização de fontes seguras", afirma Carlos Alfano, diretor Industrial da Braskem na Bahia.
Responsabilidade Social - Desde março de 2020, a Braskem promoveu uma série de ações de combate ao coronavírus e de apoio as comunidades do seu entorno. O conjunto dessas iniciativas é destaque na modalidade Práticas de Gestão Sustentáveis da premiação da Fieb, que avalia as organizações que atuam frente à pandemia e promovendo o desenvolvimento da cadeia de valor por meio de inserção social, geração de emprego/renda e educação ambiental.
Em parceria com outras empresas e autoridades públicas, a Braskem colaborou para transformar resinas plásticas e químicos em embalagens para álcool líquido e gel, produção de água sanitária e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os itens foram doados para unidades de saúde municipais e estaduais, além das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Com os insumos, foram produzidos 20 mil aventais, 12 milhões de descartáveis, 300 mil sacos antissépticos e 2.500 capas plásticas.
Também foram doados três respiradores para tratamentos de pessoas com Covid-19 para uso pelas redes hospitalares estaduais, 125 macacões para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador, 150 mil máscaras para a Prefeitura de Camaçari, 400 máscaras para o 10° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Camaçari. Foram distribuídos 8.550 kits de higiene e limpeza e mais de 27 mil cestas básicas para comunidades de Camaçari, Dias D’Ávila, Candeias, Salvador e Simões Filho.
Economia circular – Outro destaque da Braskem na premiação é o projeto Braskem recicla, que instalou drive-thru para arrecadação de resíduos em Salvador. Com foco no estímulo à economia circular e na inclusão socioeconômica de mulheres que atuam com reciclagem, a iniciativa coletou mais de 13,5 mil toneladas de materiais reciclados, alcançou mais de 177 mil pessoas e gerou mais de R$ 29 mil em renda para as catadores que participaram da ação em suas duas edições.
Em 2020, o Braskem Recicla foi realizado em um drive in instalado na capital baiana, fortalecendo o conceito de entretenimento sustentável em um contexto de retomada segura, demonstrando que atividades corriqueiras de lazer podem gerar um impacto positivo e relevante ao meio ambiente através do correto descarte de seus resíduos.
Já na segunda edição, o drive-thru foi montado na Av. Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados, onde o público pode entregar resíduos, como embalagens plásticas, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro. As duas edições do projeto foram realizadas pela Solos com patrocínio exclusivo da Braskem, apoio da Prefeitura Municipal de Salvador (SECIS) e Limpurb, além de parceria com a Cooperguary.