As equipes de Recursos Humanos do Estado estão ganhando autonomia para a geração no software RH Bahia dos seus próprios relatórios de pós-folha, uma série de documentos necessários para viabilizar a regularização financeira das despesas de pessoal. A mudança da rotina está sendo promovida por um projeto de capacitação virtual com foco no BW, a ferramenta de Business Intelligence (em português, Inteligência de Negócios) que permite a extração de relatórios de dados no sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos.
Deflagrado em março deste ano no formato virtual, o treinamento deverá atingir neste mês de outubro cerca de 180 profissionais de RH de 40 diferentes órgãos estaduais, além de integrantes da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), que têm uma atuação sistêmica no Estado. Somadas às capacitações presenciais anteriores, a iniciativa irá permitir que as equipes de todos os órgãos que utilizam o RH Bahia sejam contempladas.
"Nossa intenção é que, já a partir de novembro, os órgãos assumam integralmente a responsabilidade pela geração dos relatórios, de forma que o envio deixará de ser realizado pela Saeb", informa a consultora Larissa Ramos (Saeb/DRH), ao alertar para a importância de, após os treinamentos, os profissionais exercitarem na prática o aprendizado, preparando-se para a mudança.
A coordenadora de RH da Procuradoria Geral do Estado (PGE) Viviane Malheiros fez a sua lição de casa. Ela conta que, após a capacitação, sua equipe já extraiu vários relatórios pós-folha como exercício de fixação. "O sentimento é de autonomia: agora podemos ter acesso mais rápido às informações, incluindo dados que não estão disponíveis na versão resumida enviada pela Saeb e que auxiliam no processo gerencial das ocorrências da folha de pagamento", explica Viviane.
"A partir do momento em que os próprios órgãos passam a emitir e analisar seus relatórios de folha e pós-folha, eles se tornam capazes de aprimorar seus mecanismos de controle e fluxos de gestão, bem como de fornecer aos dirigentes informações precisas e ágeis que podem auxiliar na tomada de decisão", reforça o coordenador de Formação e Gestão de Usuários do RH Bahia, Daniel Carneiro.
Daniel explica que, apesar do foco atual nos relatórios de folha e pós-folha, a proposta da sua Coordenação é proporcionar aos órgãos o uso da ferramenta BW de maneira ampla. "Nossa intenção é realizar em breve novos ciclos de capacitação voltados para as diversas informações gerenciais e de pessoal que podem ser extraídas a partir da base do RH Bahia", afirma o coordenador, ao ressaltar a importância da ferramenta, que proporciona o cruzamento de dados de forma dinâmica e flexível, permitindo a realização de análises complexas de dados financeiros e da equipe.
Orientações - A programação dos cursos sobre relatórios pós-folha - que têm duração de duas horas e meia cada - prevê a formação de uma próxima turma nesta quarta (06.10), com transmissão pelo MS Teams. A partir de então, os órgãos terão o período de uma folha antes da total autonomia na geração de relatórios.
"A proposta é permitir que as pessoas tenham tempo para exercitar o que foi aprendido no curso, enviando as dúvidas para serem solucionadas para o email relatoriosbw@saeb.ba.gov.br", orienta a consultora Larissa Ramos, que é responsável, juntamente com o técnico Tetsuya Kamei, pela condução das capacitações. Outra alternativa à disposição das equipes é acompanhar as aulas gravadas e consultar o manual de acesso e outros conteúdos colocados à sua disposição pela Coordenação de Formação e Gestão de Usuários do RH Bahia.