Economia

E AGORA, ONDE VOU VOU COMPRAR MEU PANETONE? A PERINI BARRA FECHOU

Pepe segue com o Almacen na Pituba e tem longa história no comércio de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/06/2021 às 14:32
A Perini da Barra não existe mais
Foto: BJÁ
   Frequentava a Perini da Miguel Bournier, Barra, desde a década de 1970 quando fui morar no Chame-Chame, em 1971, e Jaime comandava o bloco Ensopado de Tatu, onde está até os dias atuais com sua tenda de iguarias. É provável que o primeiro vinho estrangeiro - assim se falava - comprei por lá. Quando ainda não existia o Shopping Barra, aniversário lá em casa tinha que ter a torta da Perini e o panetone do final de ano. Qualquer convescote no Beta, onde morava, passava na Perini e comprava uns tira-gostos numas bandejas de papelão.

   Nunca desgrudei dessa Perini mesmo quando Pepe abriu a Perini da Princesa Izabel. Conheço Pepe há anos e já estive em sua casa no Litoral Norte e na Espanha, na Galícia. Dellmiro Carballo Alfaya e José Faro Rua (Pepe) foram o os fundadores da Panificadora Elétrica da Barra, depois Perini que você na foto já sem a marca, pois, fechou na última segunda-feira. Foi um baque para todos nós. Há alguns meses, quando passava por esse local com minha mulher e via uns tapumes malamanhados no local, ficava indignado.

   Proprietária da empresa desde 2010, o grupo Cencosud confirmou que a loja da Barra morreu. Segundo histórico postado no Correio, em 1979, 15 anos depois da fundação, a Panificadora Elétrica expandiu os negócios e passou a se chamar Panificadora, Doceria e Sorveteria Perini. No ano seguinte, a Perini segue o fluxo da modernidade na cidade e ganha uma unidade no Shopping da Bahia, na época ainda Iguatemi. Os doces, salgados, tortas e sorvetes tinham mais um ponto de encontro com os soteropolitanos. Em 1981, a empresa passou a ser gerida pelos irmãos José Faro e Adriano Carballo.
 
   Em 1983, a Perini inaugura a unidade Doceria na Pituba. Em 1989, mais expansão. Desta vez, a Perini chegava ao Shopping Barra. Em 1992, a tradicional loja da Barra, antiga Panificadora Elétrica, passa por uma grande reforma e para assumir o status de delicatessen. Dois anos depois, André Faro Carballo se torna sócio da empresa. 
 
   Já no ano seguinte, a Perini inaugura a loja Master, na Avenida Vasco da Gama, em um prédio de 7.200 m², centralizando a produção dos produtos Perini, a administração e o depósito principal da empresa. A essa altura, a empresa que já era referência na cidade vira mais um norte popular. "Sabe chegar em tal lugar? Desça no ponto da Perini...". 

   A Perini entra no século XXI com novas expansões e em 2007 inaugura a loja da Graça, mostrando força no cenário local. Em 2010, o grupo chileno Cencosud assume a Perini, em um negócio de 27,7 milhões de dólares. Com donos internacionais, a Perini rompe as barreiras locais da empresa: Em 2012, a Perini inaugurou o 1º supermercado gourmet do Nordeste, com uma unidade no maior shopping de Recife, o Riomar, unidade que fechou no começo de 2021.
 
   Pepe, hoje, ainda está em atividade com o Almacen Pepe, na Av Paulo VI, Pituba. (TF)