Veja as 5 dias da mão espiritual do Seramov, as 5 flechas certeiras
Tasso Franco , da redação em Salvador |
28/04/2021 às 11:48
A utilidade do dinheiro numa praça de alimentação de um shopping
Foto: BJÁ
O jornalista Tasso Franco publicou nesta quarta-feira, 28, o 34º texto do seu novo livro "A Mão Espiritual de Seramov - linhas que iluminam seu futuro" no aplicativo literário Watppad. Leia abaixo e os demais no Wattpad.
34
DICAS DO SERAMOV: DINHEIRO PRA QUE DINHEIRO E SUA UTILIDADE
Hoje eu vou falar sobre o tema a utilidade do dinheiro. Muita gente tem feito essa pergunta (como ganhar dinheiro?) diante da pandemia do coronavirus que estamos enfrentando e o dinheiro sumiu. E, na Bahia, nos periodos da pandemia foram mais de 160 dias com as atividades empresariais e de serviços praticamente paralisadas (Lockdown), o que trouxe de roldão desemprego, angústia, depressão, uma série de sintomas que afetam bastante a vida das pessoas.
Trabalhei durante alguns anos com um empresário espanhol - basco - chamado Pedro Irujo, o qual atuava em várias áreas: da comunicação, de serviço, de tecelagem e de hotelaria. Tinha bases de apoio à Petrobras na Bahia; em São Mateus, Espírito Santo; em Mossoró, RN e possuia guindastes em portos. Era multi empresário. Ele sempre dizia uma coisa para mim “meu fliho: é muito fácil ganhar dinheiro".
E eu ficava admirado com aquela declaração porque eu não conseguia. A vida de jornalista não é brincadeira. Eu respondia a Irujo: "Que coisa difícil é ganhar dinheiro". Ele dava risada em tréplica: “Nada, é muito fácil”.
Acabei, dessa forma, como empreendedor. Claro, em micro escala, com empresa de comunicação. Mas, já atuei no comércio e em serviços Em algumas áreas eu quebrei; Trabalhei bastante na área comercial - mais de 20 anos - carregando sacos nas costas e dirigindo uma caminhonete para cima e para baixo. Mas a vida como ela é. Não adianta você ficar chorando leite derramado. Ganhei algum dinheiro, imagina, na época do boom do marketing político. Quando o marketing politico dava dinheiro.
Então, desses sucessos e insucessos tirei várias lições. Uma delas é de que a pessoa não deve se apavorar porque perdeu o emprego, porque perdeu o negócio. Hoje a vida esta muito diferenciada de quando eu comecei a precisava ganhar dinheiro para sobreviver, na década de 1970, porque hoje com as novas tecnologias, com as mudanças que estão acontecendo, a robótica no mundo; o giro do emprego é muito mais rápido, as atividades estão numa velocidade impressionante. Na minha época passava-se 30 anos como jornalista na redação do jornal. Hoje se você não abrir o olho até sua profissão desaparece.
As mudanças estão sendo muito rápidas, a intensidade na disputa do mercado de trabalho é global. Você está disputando o mercado com uma pessoa que vem do Uruguai, Argentina, dos EUA, da França. É uma loucura. Então é preciso ficar atento a essas coisas.
Veja, agora, as 5 dicas da mão espiritual de Seramov, as 5 flechas diretas e certeiras:
1. A primeira é qualificação. Começa na escola e segue na vida profissional. Quando terminar o ciclo escolar, inicie o trabalho e siga na qualificação. Então, tem que estar sempre se requalificando. Olhando as oportunidades, mudando para isso, para aquilo. Isso é de fundamental importância. E se você puder fazer uma segunda gradução, melhor ainda.
2. Escolha a profissão certa. Se você não gosta de matemática, de ciências exatas, pule fora, vá para humanas. Se você tem um dom de empreendedorismo, vá para os negócios, vá para os serviços. E coloque sua profissão, a sua formação profissional de acordo com esse tipo de negócio que você vai atuar. Não insista em contrariar essa lógica. Se você detesta vê sangue não vá para a área dos profissionais de saúde. Pule fora dessa ideia. Então é uma coisa que você tem que adequar sua natureza, ao seu organismo.
3. Não se apavore com insucessos. Já me quebrei umas três ou quatro vezes em negócios. No comércio, em serviços. Mas não me apavorei. Aqui não deu vou agora levantar minha cabeça e seguir adiante. E não vá na gulodice de fazer um grande negócio porque ai sim, você pode ficar com dívidas. Tire desses insucessos lições para seguir adiante.
4. Dinheiro é fundamental. Não vá nessa conversa de que dinheiro não traz a felicidade. Dinheiro é essencial para as pessoas. No dia-a-dia é o dinheiro que move as atitudes: para botar um filho na escola, para ir o cinema, para ir ao teatro; e pode trazer felicidade ou não. Isso de felicidade é uma coisa que independe de dinheiro. A felicidade pode ser com dinheiro ou sem dinheiro. Mas, com dinheiro é melhor.
5. Você tem que ter visões diferenciadas do dinheiro. Claro, você tá começando agora, está formatando sua vida, se casou, comprou um imóvel, precisa de recursos, precisa de dinheiro. Você olha para o dinheiro com certa volúpia, com muita vontade de ganhar e de ter uma poupança. Ganhou, poupe. Não esbanje. A visão que se tem de dinheiro na velhice é outra. Continua essencial, mas, passa a ser um acessório de manutenção e não de empreendedorismo.