A Ambev (B3: ABEV3) acaba de divulgar seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2020 e o consolidado do ano. Num período marcado pelos efeitos da pandemia da Covid-19 em todos os mercados em que atua, a Ambev conseguiu entregar crescimento em seus principais indicadores. Comparado ao desempenho do trimestre anterior, o volume consolidado cresceu 7,6%, alcançando 50,9 milhões de hectolitros. O volume de cerveja vendido pela Ambev aumentou em sete dos seus dez maiores mercados, com destaque para o crescimento de 12% no Brasil. A receita aumentou 13,4% e o lucro bruto teve alta de 7,9%; enquanto o EBITDA tem leve queda de 0,1%. O forte desempenho foi consequência de uma série de investimentos em inovação e de uma estratégia comercial que tem sido capaz de responder de forma mais ágil às mudanças no comportamento do consumidor. O Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas da Ambev, ganhou musculatura e abrangência nacional em 2020. Foram 27 milhões de entregas feitas durante o ano. No quarto trimestre, o Zé Delivery fez uma entrega por segundo. O aplicativo fecha o ano com cobertura em mais de 200 cidades, alcançando metade da população brasileira. O Zé Delivery já entrega produtos de 40 empresas parceiras e é o aplicativo de delivery com melhor rating nas lojas Apple e Android. Outra frente em que a tecnologia vem desempenhando papel crucial na transformação da Ambev é a relação com os pontos de venda. A inovadora plataforma digital BEES, que oferece aos pequenos e médios varejistas uma série de soluções para fornecimento de produtos em um marketplace, alcançou marcos importantes em 2020 e vai ter sua implementação acelerada em 2021. Na República Dominicana, país em que aconteceu o piloto do projeto, cerca de 85% das vendas da Ambev já acontecem por meio do aplicativo BEES. No Brasil, metade dos clientes ativos da companhia já aderiram à plataforma, que usa inteligência artificial para auxiliar os varejistas a escolher os produtos certos, na quantidade certa, no momento certo, aumentando as vendas. “Começamos uma jornada de transformação na Ambev ano passado, e os resultados obtidos até aqui me deixam entusiasmado”, diz Jean Jereissati, CEO da Ambev. “Nosso portfólio é cada vez mais forte e diversificado, o pipeline de inovações é robusto e as plataformas digitais estão em crescimento acelerado, o que nos fez entrar em 2021 muito fortes”. A estratégia de diversificação do portfólio também traz para a Ambev bons resultados no fechamento de 2020. O segmento Core Plus ganhou participação de mercado e posiciona a companhia como líder desse segmento, impulsionado pelo lançamento da Brahma Duplo Malte. Iniciativas de inovação como essa, aliadas à estratégia comercial e capacidade de distribuição fizeram o volume de cerveja no Brasil crescer 11,9% no quarto trimestre, quando em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os mercados onde a Ambev atua tiveram resultados variados de acordo com seus cenários econômicos e sociais. Na zona CAC (Central America and the Caribbean), houve queda de 7,4% no volume. Já os países da LAS (Latin America South) tiveram um aumento de 6,2% no volume, enquanto no Canadá o volume caiu 1,9%. “O crescimento no volume em um ano tão desafiador confirma a consistência da nossa estratégia”, diz Lucas Lira, diretor de Finanças e Relações com Investidores da Ambev. “Os desafios causados pela Covid-19 permanecem em 2021, mas chegamos a este ano mais preparados do que estávamos no início do ano passado e com novas avenidas de crescimento para a companhia”. Consolidado (18 países onde a Ambev opera) Resultado 4° tri 2020 vs. 4° tri 2019 A receita líquida consolidada teve alta de 13,4%, ficando em R$ 18,6 bilhões, enquanto o volume de vendas registrou crescimento de 7,6%, chegando a 50,9 milhões de hectolitros, com aumento de 5,3% na receita por hectolitro. Brasil – Ambev Resultado 4° tri 2020 vs. 4° tri 2019 A receita líquida teve crescimento de 19% no 4º trimestre de 2020, chegando a R$ 10,1 bilhões. O volume total de vendas (cerveja + não alcoólicos) aumentou em 10,6% para 34,7 milhões de hectolitros, com crescimento de 7,6% na receita por hectolitro. Em cerveja, o volume de vendas aumentou em 11,9% para 26,4 milhões de hectolitros. A receita líquida da venda de cerveja atingiu R$ 8,7 bilhões, e a receita por hectolitro aumentou 8%. No segmento de bebidas não alcoólicas, o volume de venda aumentou em 6,6% no trimestre, totalizando 8,3 milhões de hectolitros. |