Programação pode ser conferida no site do Programa Sebrae Delas; Capacitações acontecem até dezembro e são gratuitas
Carlos Baumgarten , Salvador |
19/11/2020 às 12:43
Sebrae disponibiliza maratona de eventos para mulheres empreendedoras
Foto: Divulgação
O Dia do Empreendedorismo Feminino é celebrado neste 19 de novembro, mas o Sebrae preparou uma programação que se prolonga até o início dezembro. As empreendedoras já podem acessar no site do programa Sebrae Delas (www.sebraedelasbahia.com.br) diversas capacitações online e gratuitas.
Entre os temas abordados estão os desafios no fortalecimento do empreendedorismo feminino na Bahia, oficinas de visual merchandising, conteúdos voltados a vendas, marketing e comunicação, além da apresentação de cases de sucesso. Todos os encontros serão realizados pela plataforma Zoom.
O Dia do Empreendedorismo Feminino foi instituído pela ONU e é celebrado em meio à Semana Global de Empreendedorismo. O objetivo é incentivar e valorizar os negócios comandados por mulheres.
A Semana Global de Empreendedorismo (www.empreendedorismo.org.br) traz ainda uma programação exclusiva realizada pelo Sebrae para marcar a data. Será um dia inteiro com palestras e rodadas de conversas virtuais para discutir temas contemporâneos que envolvem as mulheres no mundo dos negócios, como: liderança, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, inovação, maternidade, participação em redes, crenças limitantes, transformação digital, entre outros.
O primeiro painel “Dicas de ouro para mulheres líderes” trata das habilidades que as mulheres precisam para exercer um papel de liderança, com dicas para superar os desafios. Será um bate papo virtual com a participação da presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino; da diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, Mônica Sousa e da empresária, apresentadora da GNT e influenciadora, Bielo Pereira.
Com foco nos desafios que as mães empreendedoras enfrentam, o segundo painel chamado “Nem romantizar nem desistir – Mães empreendedoras”, tem a presença virtual da presidente e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes e da fundadora do startup Negras Plurais, Caroline Moreira. As convidadas tratam dos aspectos culturais que influenciam na vida da mulher empreendedora e possíveis caminhos para superá-los envolvendo toda a sociedade. Por motivos culturais, algumas questões recaem desproporcionalmente sobre a mulher como excesso de tarefas domésticas, cuidados com pessoas e culpa materna. São questões que influenciam o resultado das empreendedoras e precisam ser discutidas.
Os dois painéis têm mediação da analista de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros.
Sebrae Delas
Os desafios da mulher empreendedora não são poucos. Para além do próprio desafio de empreender, elas precisam lidar com questões que ultrapassam o ambiente de negócios, a exemplo da desigualdade de gênero que ainda assola a sociedade.
Nesse sentido, o programa Sebrae Delas surgiu com foco no atendimento a empreendedoras, reunindo diversas ações, como capacitações e consultorias, e trabalhando competências, comportamentos e habilidades para fortalecer negócios liderados por mulheres.
Elas reagem à crise
Na crise gerada pela pandemia, segundo pesquisas do Sebrae, 52% das mulheres tiveram os negócios impactados, fechando temporariamente ou de vez, enquanto entre os homens o percentual foi de 47%.
Por outro lado, foram as mulheres que reagiram mais rápido para buscar reverter a situação. Segundo levantamento do Sebrae, 34% delas buscaram soluções digitais, 3% a mais que os homens. A migração para as vendas online foi ainda maior: 32% de mulheres frente a 25% dos homens.