A prolongada pandemia da Covid-19 ativou mais ainda o papel social da Escola Lua Nova, escola particular de Salvador que sempre desenvolve ações solidárias e colaborativas junto à sua comunidade. Nesse mês de agosto, a escola, localizada no bairro da Pituba, criou uma rede de circulação de produtos e serviços (preferencialmente por delivery ou meio virtual), para fomentar as atividades comerciais de famílias de sua comunidade, além de beneficiar também alguns amigos e parceiros.
“Neste momento tão difícil para tanta gente, resolvemos ajudar na ampliação da comunicação entre as pessoas da nossa comunidade, fortalecendo um projeto colaborativo e de solidariedade entre elas, dando um pouco mais de visibilidade para quem tem produtos e serviços a oferecer”, explica a diretora da escola, Walkyria Rodamilans, lembrando que esta era uma ideia antiga da Lua Nova que agora se faz “extremamente oportuna” diante do cenário de fragilidade econômica provocada pela pandemia do coronavírus.
Segundo a diretora, a escola, como instituição tão importante na vida das pessoas, não pode se eximir de atitudes de suporte social num momento como o que estamos todos vivendo: “Temos que andar juntos, de mãos dadas, para atravessar esse período difícil. Queremos que a rede crie novas possibilidades em nossa comunidade. Muita gente não sabe, por exemplo, que o pai daquele colega é dono de uma pizzaria, que aquela mãe é instrutora de yoga ou aquela avó faz tortas e bolos, por exemplo. A rede permite que todos fiquem sabendo e possam se apoiar mutualmente”.
Como atrativo, os inscritos na rede foram estimulados a dar um desconto (que tem variado entre 5 e 25%) para as pessoas da comunidade Lua Nova. As opções dos produtos e serviços ofertados integram uma revista digital produzida pela escola para disseminar as informações comerciais para todos. Em sua primeira edição, a revista reuniu um total de 20 opções, entre empresas e profissionais, que oferecem os mais diversos produtos e serviços: acarajés e abarás, carnes e laticínios, bolos e doces, vinhos, musicoterapia, aulas de yoga, atividades artísticas, decoração e serviços de informática são alguns deles.
Na revista digital, que já circula em grupos de whatsApp e outras redes sociais, cada empresa ou profissional descreve o seu produto ou serviço, define o seu diferencial e informa se adota medidas de higienização adequadas a este período de pandemia. A boa receptividade à ideia já leva a escola a pensar numa segunda edição da revista, diversificando as ofertas e ampliando o alcance social do projeto.