Obra com a marca Odebrecht na República Dominicana
MC Odebrecht , Salvador |
01/05/2020 às 10:02
Terméletrica
Foto: OEC
Com a entrega da 2ª Unidade de Geração, a termelétrica passa a atender cerca de 30% da demanda de energia atual do país, com capacidade de geração total de 720 MW. A 1ª Unidade de Geração da Central está operando a plena carga (375 MW) desde outubro de 2019.
Punta Catalina é uma Central Térmica de última geração que utiliza carvão como seu combustível, mas possui equipamentos de Controle da Qualidade de Emissão de Gases que permitem que suas emissões sejam comparáveis a emissões de Centrais Termelétricas a Gás Natural. Punta Catalina contribuirá de maneira fundamental na diversificação da matriz energética do país, que hoje é fortemente dependente dos derivados de Petróleo como Diesel e Fuel Oil, modalidades muito mais contaminantes de produção de eletricidade.
Do início da construção até a conclusão das etapas de testes da geração e entrega final foram cinco anos de trabalho, avaliado em US$ 2,45 bilhões e que gerou até 12 mil empregos diretos no pico da obra, cumprindo o cronograma apesar de todos os obstáculos enfrentados pela empresa no período.
A OEC possui atuação em sete países, com operações principais no Brasil, Angola, República Dominicana, Peru e Panamá. Na República Dominicana, a partir da entrega de Punta Catalina, o foco passa a ser a retomada de projetos em infraestrutura nos segmentos de água, rodovias e turismo.