Economia

Governo entrega mudas frutíferas e títulos de terra em Camacã

Cerca de 7.500 mudas frutíferas e essências florestais foram entregues durante seminário
SDRBahia , Salvador | 30/08/2019 às 19:16
Governo entrega mudas frutíferas e títulos de terra em Camacã
Foto: divulgação
O Seminário Parceria Mais Forte – Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar chegou ao Território Litoral Sul, nesta sexta-feira (30). Durante o evento, realizado no município de Camacã,  foram entregues 7.500 mudas frutíferas e essências florestais, beneficiando e estimulando a produção de 45 famílias de agricultores familiares, além de 28 títulos de terra do programa Bahia Mais Forte Terra Legal.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Consócio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), o seminário vem sendo realizado em todos os Territórios de Identidade da Bahia para discutir com gestores públicos e a sociedade civil iniciativas para avançar o desenvolvimento da agricultura familiar baiana.
Estiveram reunidos representantes dos 11 municípios que compõem o CIMA, com seus gestores municipais, prefeitos e prefeitas, secretários de agricultura, e, também, com agricultores e agricultoras familiares desse município. 
O secretário da SDR, Josias Gomes, declarou que o seminário chega para aproximar ainda mais as prefeituras do Governo do Estado, por meio da SDR: “Queremos mostrar aos prefeitos que se eles ajudarem, se incorporarem nesse nosso propósito de dinamizar a agricultura familiar, o resultado será muito melhor. Aqui, a produtividade do cacau gira em torno de nove arrobas por hectare, com uma renda para a região de pouco mais de R$15 milhões por ano. Nós temos condições de aumentarmos a produtividade pra 40 arrobas por hectare e essa renda para 54 milhões e, com isso, uma dinamização importantíssima na economia regional”. 
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, explicou que o propósito do seminário é de continuar melhorando a vida do agricultor familiar, unificando esforços e ampliando as ações: “A ideia desse seminário é justamente apresentar todo potencial que existe nesse território. Estamos dando desdobramentos das nossas ações, ampliando por meio dessas parceiras, e daqui a dois, três anos, queremos colher os frutos. São resultados muito importantes que mudam a vida do povo, do rural baiano, e, consequentemente, muda para melhor a economia o nosso estado”. 
Para o presidente do Cima, Guilherme dos Santos, a SDR vem atuando fortemente em toda a Bahia, mudando a realidade dos agricultores familiares: “Com essa Parceria Mais Forte teremos mais apoio do nosso governo para continuar trabalhando pelo rural do estado”. 

Terra legal

As entregas das mudas foram realizadas pela SDR, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF). Durante o evento, também foram entregues, pela SDR, os títulos de terra, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte Terra Legal.  O documento permite que o agricultor acesse financiamento junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além da aquisição de bens duráveis.
O agricultor Gileno Brito Queiroz ficou satisfeito em receber as mudas e seu título: “Essa é uma grande alegria pra mim e pra meus colegas que receberam, porque a gente tinha a terra, mas não tinha o documento. Mas agora tenho o documento da minha terra e posso dizer que ela é minha, além disso, essas mudas vão melhorar a produção na nossa roça”. 
Pela SDR, por meio do Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), estão sendo investidos mais de R$1,6 milhão no município de Camacã, beneficiando 125 famílias de agricultores familiares da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Aldeia Panelão (ADERSAP), com casa de farinha, e a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia, com a reforma da unidade de beneficiamento de pescados com equipamentos.