Economia

FEIRA: UNICRED SE EXPANDE PARA MAIS DOIS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE

O prefeito Colbert Martins Filho esteve presente no lançamento com vários secretários municipais
Da Redação , Salvador | 05/08/2019 às 21:16
João Batista de Cerqueira e o prefeito Colbert Martins Filho
Foto: José Marconi Medeiros

Juro baixo, para estimular a economia.  É o que precisa o país para que  os empreendedores realizem os seus projetos. Essa é a visão da Unicred do Nordeste, segundo o presidente da organização financeira, João Batista de Cerqueira. Ele recepcionou a imprensa, autoridades e dirigentes de entidades de classes em um encontro, na sexta-feira, dia 2, para apresentar o novo projeto da unidade  cooperativista, que amplia a sua representação, atuando agora nos estados de Pernambuco e Paraiba.

O prefeito Colbert Martins Filho esteve presente ao evento, acompanhado dos secretários Antonio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Carlos Brito (Planejamento) Denise Mascarenhas (Saúde) e Valdomiro Silva (Comunicação), além de Gilbert Lucas (Fundação Hospitalar) e Alcione Cedraz (Instituto de Previdência Municipal). Também prestigiou o encontro, entre outras personalidades, o presidente da Federação das Associações Comerciais  do Estado da Bahia (Faceb), Cloves Cedraz.

Conforme João Batista de Cerqueira, médico, professor da UEFS, ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde em Feira de Santana, a Unicred do Nordeste, criada há 23 anos nesta cidade, quer contribuir para desconcentrar o sistema financeiro. “A união de esforços proporciona ganho de  escala e racionalização de custos”, disse ele, ao anunciar a adesão de novos estados da região à cooperativa. 

Em seu pronunciamento, o executivo também criticou a taxa de juros no Brasil, a exemplo daqueles cobrados no cheque especial, algo em torno de 13, 14 por cento ao mês. “O cooperativismo é a arma para que se possa atingir a redução da taxa de juros no nosso mercado financeiro a exemplo do que já acontece em países como Alemanha e Canadá”.

“Será importante para o Nordeste”, diz vice-presidente na Paraiba

Foram seis meses de negociações, até que fosse selada a união da Paraiba a Unicred do Nordeste. “Com certeza será importante para todo o Nordeste brasileiro”, afirmou José Marconi Medeiros de Souza,  vice-presidente da cooperativa  e responsável pela sua condução da organização no Estado da Paraiba.

Tambem presidente da Federação do Comércio do Estado da Paraiba, ele disse que, agora, é “nos esforçar para atingir os objetivos do cooperativismo”. Sob a liderança do presidente João Batista, “que  nos inspira, com seu trabalho e comprometimento”, promete “retribuir a confiança com muita dedicação”.