Economia

PETROLEIRO BRITÂNICO ainda não foi liberado pela Guarda do Irã

Com informações do The Sun
Da Redação , da rSalvador | 21/07/2019 às 18:25
Guarda Revolucionária intercepta navio no estreito de Hormuz
Foto: REP

Uma bandeira iraniana foi hoje içada sobre o petroleiro britânico Stena Impero, enquanto a Guarda Revolucionária continua a provocar o Reino Unido.

Imagens da TV estatal mostram as forças armadas iranianas a bordo do navio depois que ele foi apreendido no Estreito de Hormuz na sexta-feira.


Acredita-se que o clipe tenha sido filmado no porto de Bandar Abbas, no sul do país, onde barcos a jato navegaram em torno do navio britânico.

Ele vem depois que Press TV, seu porta-voz financiado pelo Estado, ridicularizou a Royal Navy em um artigo intitulado "Da pirataria à impotência".

O artigo dizia: "Dispersas diplomáticas à parte, qualquer revisão objetiva dos fatos não deixará de reconhecer que nos recentes eventos no Golfo Pérsico e no Estreito de Gibraltar, o Reino Unido se engajou em atividades ilegais e desestabilizadoras em pelo menos três ocasiões. "

Apenas algumas horas atrás, o áudio dramático também surgiu das trocas de rádio entre o navio de guerra britânico e as forças armadas iranianas antes de ser levado.

Na sexta-feira, a Guarda Revolucionária lançou uma operação de canhoneira e helicóptero contra a Stena Impero, que está registrada no Reino Unido, alegando que desligou o rastreador e ignorou os avisos.

SE VOCÊ OBEDECER, VOCÊ SERÁ SEGURO
Outro navio, o Mesdar, também foi interceptado e forçado a ir para o território iraniano no que parecia ser um ataque coordenado.

Na gravação, a Guarda Revolucionária Iraniana pode ser ouvida dizendo ao Impero: "Se você obedecer, estará em segurança. Altere o curso para 360 graus imediatamente, acabou."

Depois disso, o HMS Montrose pode ser ouvido dizendo à tripulação: "Este é o navio de guerra britânico F236. Reitero que, como você está conduzindo a passagem em um estreito internacional reconhecido, de acordo com a lei internacional, sua passagem não deve ser prejudicada, impedida, obstruída ou dificultada". "

A fragata pede ao navio iraniano que confirme que não está "pretendendo violar a lei internacional" tentando embarcar no navio-tanque, na gravação obtida pela empresa de segurança Dryad Global.
ABORDAGEM


Ele vem depois que o Impero, registrado no Reino Unido, e seus 23 tripulantes, nenhum dos quais britânico, foi capturado durante uma invasão de barco de guerra e helicóptero ao passar pelo Estreito de Ormuz.

A Guarda Revolucionária Iraniana disse na TV estatal que foi abordada por "violar as regras marítimas internacionais".

Mas a Stena Bulk, dona do navio, disse que estava em “total conformidade com toda a navegação e regulamentos internacionais”.

A firma disse que as autoridades iranianas lhes disseram que a tripulação estava em "boa saúde" e detida no porto iraniano Bandar Abbas.

Um segundo petroleiro, o Mesdar, desviou-se para a costa iraniana depois de ser abordado por guardas armados no que parecia ser um ataque coordenado.

A operadora da Mesdar em Glasgow disse que a comunicação já havia sido restabelecida com o navio e que a tripulação estava ilesa.