A formatura da segunda turma do curso de Esculturas em Frutas e Legumes, promovido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) Narandiba, aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), na sede da unidade. O último encontro da capacitação reuniu as oito alunas, moradoras de bairros vizinhos à unidade, que completaram a carga horária de 30 horas/aula, bem como o instrutor e policiais da Base.
Uma mesa com produções feitas pelas alunas foi montada na aula de encerramento do curso, que foi realizado na BCS de Narandiba pela segunda vez. “Esse e outros cursos são trazidos para colocar a Base sempre à disposição da comunidade. Essas mulheres e outros membros da vizinhança vêm aqui, passam a conhecer nosso trabalho, sabem que podem contar com a gente e levam para casa um conhecimento novo que pode significar mais um meio de renda”, destaca a subcomandante da unidade, a tenente Jadielle Nogueira.
Todas as aulas aconteceram na própria Base e, durante os encontros, as alunas tiveram contato com ferramentas como faquinhas de diferentes formatos - que torneam cortam e esculpem - além de facas frisadas, lapiseiras de legumes, agulhas de um olho e espirais. O instrutor Reinaldo Mascarenhas, especialista na técnica do Thai Carving, que é o nome em inglês para a prática de esculturas em frutas e legumes, lembra que “os apetrechos usados são de baixo custo e qualquer fruta ou legume que não esteja maduro pode ser usado”.
Ao concluir o curso, as alunas receberam um certificado e estão aptas a montarem decorações em qualquer tipo de evento, inclusive corporativo, formaturas e casamentos. Moradora de Sussuarana, a cabeleireira Maricleide Castor conta que já atua em alguns eventos, mas o que aprendeu vai diversificar a oferta que faz aos clientes. “Para mim foi muito gratificante. Nunca pensei que esculpir frutas e legumes gerasse uma obra de arte tão bonita. Estou apaixonada pelo que aprendi e irei, com certeza, unir essa técnica com o que já faço nos eventos dos quais participo”, garante.
BCS
Em funcionamento desde maio de 2017, a Base Comunitária de Segurança (BCS) Narandiba, atende, além do bairro onde está instalada, as comunidades do Cabula VI, Doron, Saboeiro, alcançando 43 mil moradores da região, em uma área de três quilômetros quadrados. Com um efetivo de 56 policiais militares e seis viaturas, entre carros e motos, a BCS Narandiba está sob a coordenação da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pelo policiamento da região.