Luxemburgo pode se tornar o primeiro país da Europa a ter transporte público gratuito. O projeto é da coalizão do primeiro-ministro Xavier Bettel, cujo Partido Democrata, de orientação liberal, obteve vitória apertada nas eleições de outubro no pequeno país europeu.
Os outros partidos que integram o novo governo são o Partido Verde e o Partido Operário Socialista. Reconduzido ao poder, Bettel, de 45 anos, já governava com essa constelação política desde 2013.
O acordo prevê dois dias a mais de férias por ano, a legalização da maconha e o transporte público gratuito.
O governo assumiu o compromisso de não cobrar mais pelo transporte em trens, ônibus e metrô. A gratuidade deverá ser implementada já em meados de 2019 – e o financiamento será cobrado de motoristas de automóveis.
A ideia por trás dessa decisão é ampliar a utilização do transporte público para combater o aquecimento global – onerando os motoristas, o governo espera criar um estímulo para as pessoas deixarem de usar o carro.
Luxemburgo tem cerca de 600 mil habitantes. Segundo a revista eletrônica alemã Bento, cerca de 200 mil pessoas viajam diariamente ao pequeno país a partir da França ou da Alemanha para trabalhar.