Economia

Prazo para adesão ao PPI termina na próxima semana dia 31 de julho

Contribuintes tiveram mais um incentivo para regularizar débitos após decisão judicial sobre constitucionalidade do IPTU
Da Redação ,  Salvador | 24/07/2018 às 10:29

O PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) 2018 termina dia 31 de julho. O programa permite ao contribuinte com dívidas de IPTU / Taxa do lixo, geradas até o exercício 2017, regularizar débitos com até 100% de desconto nos juros e multas e descontos nos honorários. O PPI foi lançado em janeiro e prorrogado para atender as demandas dos contribuintes, já que, conforme decreto, não haverá programa em 2019 e 2020.

No caso do pagamento à vista, é oferecido 100% de desconto nas multas e juros. Já nos casos de débitos ajuizados, 75% de desconto nos honorários advocatícios. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em até 60 meses, com descontos de 100% nos juros e 50% de desconto nas multas e honorários.

Na primeira quinzena do mês, após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) reconhecer a constitucionalidade do IPTU de Salvador, contribuintes que estavam à espera da decisão judicial ganharam uma motivação a mais para quitar débitos aproveitando os benefícios do programa. Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Souto, "a decisão do Tribunal, amplamente favorável à Prefeitura, motivou contribuintes que, no passado deixaram de pagar o imposto, a regularizarem suas pendências".

Desde o início do programa, foram renegociados mais de R$ 342,6 milhões em dívidas de IPTU e TRSD - Taxa do Lixo -, que representam para os cofres públicos, por conta dos descontos nas multas e juros, cerca de R$ 195,7 milhões.
Para aderir ao PPI, é preciso estar em dia com o pagamento do imposto em 2018. O contribuinte pode acessar o site da Sefaz, e a senha de acesso é a mesma utilizada para acessar o site da Nota Salvador.