Economia

Embasa retira gato de água em academia de ginástica na Pituba

Com informações da Ascom Embasa
Da Redação , Salvador | 27/04/2018 às 18:39
Policia e técnicos da Embasa no local
Foto:



Como parte da ação de combate a fraudes no consumo de água e redução de perdas nos sistemas de abastecimento, equipe da Embasa identificou e retirou, na quarta-feira, 25, uma ligação clandestina que desviava água da rede distribuidora e abastecia uma academia de ginástica localizada na rua Maranhão, na Pituba. A operação contou com apoio das polícias militar, civil e do departamento de polícia técnica.

Os infratores terão que pagar o valor total de R$ 3.188,28, que corresponde à multa pela infração cometida somada ao consumo retroativo ao período em que a ligação estava inativa e o hidrômetro parado, devido à fraude instalada. A empresa estima uma perda de 388 metros cúbicos de água.

“A Embasa realiza constantes ações de investigação de suspeitas, detecção e retirada de irregularidades, por meio de análises em sistema bem como verificações em campo e apuração de denúncias”, explica a supervisora da Embasa, Valdineia Anjos.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da empresa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. De acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão além de multa.  O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel.