Economia

SDE apresenta oportunidades de negócios para indústria automotiva

O superintendente afirma que adensar a cadeia produtiva é importante para aumentar a produtividade, o emprego e a renda
Ascom/SDE , Salvador | 09/06/2017 às 20:20
SDE apresenta oportunidades de negócios para indústria automotiva
Foto: João Ramos

            Apresentar uma Bahia de oportunidades foi um dos objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado nesta sexta-feira (9), durante a primeira edição da Rodada de Negócios da Indústria Automobilística da Bahia, tendo a Ford como empresa âncora do evento, que aconteceu no Senai Cimatec. Paulo Guimarães, superintendente de Promoção do Investimento apresentou o plano de atração de investimentos do Estado que além dos incentivos fiscais, oferece infraestrutura, com excelente localização estratégica e suporte governamental para os empreendedores que queiram se instalar na Bahia.

            “O Estado não promete o que não pode cumprir e cumpre tudo o que se compromete a fazer. Trabalhamos duro para dar suporte na obtenção de licenciamento ambiental, intermediamos junto aos agentes de financiamento e órgãos estadual e federal. Promovemos ações para assegurar a contratação de serviços, equipamentos e insumos locais. E mesmo após implantada mantemos o suporte às empresas aqui instaladas", afirma Guimarães.

            O superintendente afirma que adensar a cadeia produtiva é importante para aumentar a produtividade, o emprego e a renda. "É importante lembrar que a Bahia está em uma localização estratégica com o maior entroncamento rodoviário do Brasil, além de oferecer a estrutura de portos e aeroportos, a exemplo do internacional de Salvador que é o 3º maior em infraestrutura  aeroportuária do Brasil com capacidade de atender 11 milhões de passageiros/ano. Além disso, temos mão de obra capacitada e um polo automotivo consolidado", diz.

            A empresa Hanon Systems, com sede em Atibaia (SP) fornece a caixa do ar condicionado de todos os modelos da Ford. Na Bahia, são fornecidos para o Eco Sport e Ford Ka. "Estamos aqui a pedido da Ford, hoje existe um grande custo logístico para trazer as peças de Atibaia para cá por serem volumosas. Estamos aqui para escutar quais são as condições e se existe viabilidade para abrir uma unidade na Bahia e fazer a montagem aqui", afirma Andreas Jancson, diretor geral da empresa.