Desde o início do ano que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) criou um termo de adesão ao Projeto Primeiro Emprego, lançado pelo governador Rui Costa. Desde então, 96 empresas já aderiram ao termo, gerando um total de 1.567 novas vagas de menor Aprendiz, Estágio e Primeiro Emprego. “A SDE tem obtido o apoio das empresas que tem benefícios fiscais na adesão do Projeto. Nosso intuito é estimular a capacitação técnico-profissional do estudante para o seu desenvolvimento”, afirma o secretário da pasta, Jorge Hereda.
A Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, foi uma das empresas a aderir ao termo em fevereiro passado quando assinou protocolo com o governo do Estado para ampliação da sua unidade industrial em Camaçari. Na época o diretor-presidente, Fábio Marcel Fossen, se disse animado com a conversa com o governador Rui Costa sobre a educação como ferramenta indutora do desenvolvimento.
“Minha formação foi em escola técnica e por isso sei da importância do estágio e do primeiro emprego. Por isso assinamos, com muito prazer, nossa adesão ao programa estadual de estágio e estímulo ao primeiro emprego de jovens estudantes de cursos profissionalizantes. A nossa companhia vai se engajar totalmente neste programa”, diz Fossen.
A Indústria Plástica Conquista, em Vitória da Conquista, que deve entrar em operação no início do ano, também aderiu ao termo e já está em fase de identificação dos estudantes. Já a Engeflex, que fica no mesmo município, e faz parte do mesmo grupo já emprega 12 menores aprendizes. Valdevino Souza, diretor das duas empresas, diz que o projeto dá oportunidade para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho de forma organizada.
“Quando alguém vai procurar emprego, as empresas cobram experiência, mas se ninguém empregar, essa experiência nunca vai existir. Além da experiência do primeiro emprego, o jovem adquiri experiência técnica e profissional. Ele aprende como atuar na empresa, a se portar, passa a entender as leis trabalhistas, seus deveres e direitos”, afirma Souza.
O Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional, também conhecido como Projeto Primeiro Emprego, foi instituído pela Lei Estadual nº 13.459 de 10 de dezembro de 2015 e regulamentado pelo Decreto nº 16.761 de 07 de junho de 2016, e é regido pelos princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos estabelecidos por esta mesma Lei. Seu objetivo é promover uma maior articulação entre a escola e o mundo do trabalho.