Economia

SANTO ANTÔNIO DE JESUS: SDE anuncia retomada obra distrito industrial


O novo espaço fabril ocupa uma área de 445 mil m2, com 40 lotes destinados a empreendimentos industriais
SDE , Salvador | 11/05/2016 às 20:36
Reunião na SDE
Foto: SDE
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, anunciou hoje, em reunião com 14 empresários de Santo Antonio de Jesus, acompanhados do deputado estadual Rogério Andrade, a retomada, a partir de 1o de junho, das obras do novo  distrito industrial de Santo Antonio de Jesus, localizado no km 24 da rodovia BA-046 - estrada que liga Santo Antonio a Nazaré. No total, o Governo do Estado irá investir cerca de R$ 8 milhões nas obras de urbanização do distrito.

O novo espaço fabril ocupa uma área de 445 mil m2, com 40 lotes destinados a empreendimentos industriais, na área do antigo Projeto Fênix. “Por causa da sua grande expansão  econômica, há uma grande escassez de áreas destinadas à indústria em Santo  Antonio. O novo condomínio, que pretendemos entregar nos próximos meses, é uma tentativa de reduzir momentaneamente o problema”, explica Hereda.

Há mais de 20 anos, o município já abriga um distrito industrial, no bairro do Amparo, com 200 mil m², localizado na BA-026, a seis quilômetros do centro da cidade, mas que não apresenta nenhuma possibilidade de expansão. “Como é um dos centros econômicos mais  importantes da Bahia, Santo Antonio acaba atraindo uma gama de indústrias, principalmente das áreas de alimentos, embalagens, colchões e estofados”, diz o deputado Rogério Andrade.

POLO DO RECÔNCAVO

Localizada no Recôncavo Sul, com cerca de 100 mil habitantes, Santo Antonio de Jesus é um dos mais importantes centros comerciais do estado. Além de um movimentado comércio, é também o principal polo de serviços – principalmente médicos - do Recôncavo baiano.

Em março do ano passado, o Governo do Estado viabilizou a instalação da indústria de calçados Ramarim em um galpão de 15 mil m2 - localizado às margens da BR-101 -, onde funcionou a indústria de tênis Dal Ponte. A companhia emprega cerca de 1 mil  trabalhadores diretos na fabricação de sapatos femininos. 

Outra grande empresa do município é a Natulab, com a sua grande planta industrial de medicamentos, dermo-cosméticos e suplementos alimentares. A companhia é 100% baiana e prevê investimentos de R$ 185 milhões até 2017, com a geração de 1,3 mil empregos diretos.

Uma outra indústria muito forte em Santo Antonio é a de colchões e estofados, segmento puxado principalmente pela Reconflex, fundada em 1993. Ocupa uma área de 60 mil m²no distrito de Amparo, possui modernas e seguras instalações, equipamentos de ponta e gera
 cerca de 400 empregos diretos.