Município do vale do são francisco foi quem mais criou empregos na bahia em 2015
SDE , Salvador |
03/02/2016 às 18:43
“Oportunidades de Investimento no Município de Juazeiro”, no Vale do São Francisco, norte do estado, é o tema da palestra que o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, irá realizar na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), Comércio, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, no próximo dia 18.02, às 18h, com o objetivo de atrair novos investimentos para a região norte, diminuindo a assimetria do desenvolvimento da Bahia.
“A Associação Comercial elegeu entre as suas pautas para 2016 o apoio a ações que tenham por objetivo promover a interiorização do desenvolvimento baiano. E Juazeiro, município polo da região que mais gerou empregos formais na Bahia em 2015, é o tema desse nosso primeira debate”, explica Carlos Cohim, vice-presidente da ACB.
O sub-médio São Francisco é hoje um dos principais polos do agronegócio do Brasil, se destacando na produção de frutas, sendo responsável por mais de 95% da exportação de uva de mesa do Brasil. Esta atividade está sendo beneficiada com a apreciação do dólar, dinamizando ainda mais a economia regional.
“A economia baiana é caracterizada pela elevada concentração geográfica, sendo que a RMS, junto com Feira e Alagoinhas, responde por mais de 60% do Valor Adicionado Bruto (VAB) industrial baiano. A interiorização do nosso desenvolvimento é fundamental para reduzir as nossas desigualdades econômicas e sociais”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jorge Hereda.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
Juazeiro e a região do vale do São Francisco exercem uma influência socioeconômica sobre, aproximadamente, 2 milhões de pessoas com potencial de consumo de R$ 5 bilhões. Por sua localização geográfica estratégica, no centro do Nordeste, tem uma vocação natural para atividade logística.
Grandes empresas estão instaladas na região, como a Miolo Wine Group, que produz vinhos finos e suco de uva; a Agrovale, produtora de açúcar e álcool e maior empregadora rural do Nordeste; a Wobben, que fabricas torres eólicas de concreto; o Juá Shopping, onde foram investidos R$ 150 milhões e vai gerar 2.600 empregos diretos; a Icofort, que produz o óleo de algodão Flor do Algodão e que está dobrando a sua capacidade de produção de refino das atuais 200 toneladas para 400 toneladas/dia.