Administração estadual fomentou a participação das MPE e EPP nas aquisições governamentais com um total de R$ 488 milhões em licitações
Secom , Salvador |
15/01/2016 às 11:43
O Governo Estadual realizou 3.826 licitações em 2015, disponibilizando mais de R$ 8 bilhões em contratações, sendo 94% delas na modalidade de pregão. Só a Secretaria da Administração (Saeb) homologou 116 certames no valor de R$546,8 milhões, todos através de pregão eletrônico, responsável por uma economia anual superior a R$ 92 milhões. Do total de licitações realizadas pelo Estado, 591 foram exclusivamente voltadas para Micro e Pequenas Empresas (MPE e Empresas de Pequeno Porte (EPP), totalizando uma aplicação de mais de R$ 488 milhões para o segmento.
De acordo com a coordenadora da Central de Licitações da Saeb, Maria Eduarda Cunha, mais de R$13 milhões foram utilizados em contratações realizadas pela Saeb por meio de benefícios específicos para as MPE e EPP, definidas pela Lei Complementar 123/2006. “Considerando o poder de compra do Estado como um importante elemento de desenvolvimento socioeconômico e de sustentabilidade, diversas ações foram promovidas ao longo de 2015 para garantir os benefícios das MPE e EPP nos
procedimentos licitatórios”, informou.
No intuito de fomentar a participação do segmento nas compras públicas, a Saeb promoveu uma série de encontros em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em 2015. O resultado foi a capacitação de servidores em diferentes municípios baianos, onde foi possível estimular a inserção dos pequenos negócios nas compras públicas e a dinamização da economia regional, conforme diretrizes do Programa de Compras Governamentais.
O faturamento de MPE e EPP no Brasil representa 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos com carteira assinada do país, segundo dados do Sebrae publicados por estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em julho de 2014.
Outras atividades desenvolvidas pela Coordenação Central de Licitação (CCL/Saeb) no ano passado também tiveram como objetivos fomentar a diversificação de fornecedores, facilitar o acesso ao mercado das compras públicas e aperfeiçoar o sistema de compras do Estado. Entre elas, destaca-se a deflagração de 103 processos para apuração de ilícitos de fornecedores, identificados no curso dos procedimentos licitatórios, ou seja, antes da celebração de contratos com a Administração, evitando assim possíveis e futuros prejuízos na prestação de serviços ou aquisição de bens, bem como litígios na esfera judicial. “Além disso, estamos elaborando uma cartilha de boas práticas de contratação no setor público, que servirá como orientação tanto para os servidores públicos quanto para os fornecedores”, destacou Maria Eduarda.
Outra importante ação da CCL/Saeb em 2015 foi a capacitação de servidores quanto à aplicação da Lei 12.949/2014 (Lei Anticalote), que institui mecanismos de controle do patrimônio público, dispondo sobre provisões de encargos trabalhistas a serem pagos às empresas contratadas.
Para conferir o assessoramento técnico aos pregoeiros e comissões de licitação em todo o Estado, a CCL/Saeb prestou 1512 atendimentos, além de orientar e auxiliar órgãos estatais na elaboração de editais e termos de referência. Além da consultoria, a CCL/Saeb prestou assessoramento aos órgãos na realização das suas licitações, ofertando um total de 63 cursos na área de licitações e garantindo a capacitação de 1.595 servidores públicos, muitos do interior do Estado.