Os projetos têm apoio da Prefeitura Municipal
Secom , Feira de Santana |
22/12/2015 às 09:03
Prefeito José Ronaldo visitou a unidade de produção
Foto: Jorge Magalhães
Moradores do povoado Olhos D`Água das Moças, no distrito da Matinha, que vivem da economia solidária produzindo sequilhos, beijus e farinha comemoraram na manhã desta segunda-feira, 21, a entrega de novos equipamentos de produção. Foi servido um café da manhã em agradecimento na Unidade de Beneficiamento da Mandioca. O prefeito José Ronaldo esteve presente, mais o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira.
Os equipamentos – o Governo Municipal está cedendo para as associações armários, fogões, liquidificadores industriais, cilindros, raspadores, balança eletrônica e garrafa térmica – fazem parte do projeto Feira Produtiva.
Além de Olhos D’Água das Moças, foram beneficiadas com novos equipamentos resultado de convênio firmado pela Prefeitura nessa etapa, as associações comunitárias de Olhos D’Água das Formigas, Pedra Ferrada e Lagoa Negra. A iniciativa visa a geração de renda.
Conforme o secretário Ildes Ferreira, nove associações já receberam equipamentos. E a previsão é que até março sejam contempladas mais 19. Para isso, devem passar por processo de capacitação, demonstrar que o negócio é viável e que o grupo tem capacidade de gerenciar seu próprio negócio.
Os produtos produzidos são adquiridos por parte do governo municipal, bem como os empreendedores podem comercializar em feiras, exposições e venda direta com os consumidores finais.
“No Nordeste, apenas dois municípios compram produtos da agricultura familiar para a assistência social. Um deles é Feira de Santana. O outro fica em Alagoas”, disse Ildes Ferreira. No município atualmente 1.421 pessoas são beneficiadas pelo Feira Produtiva.
A presidente da Associação Comunitária de Olhos D’Água das Moças, Maria Rosália Silva Rosa, agradeceu ao Governo Municipal pelos equipamentos cedidos. “Superou as nossas expectativas”, disse. Ela também falou do desejo em transformar o local em um pequeno centro de treinamento para beneficiar outras famílias.
O prefeito José Ronaldo comentou da satisfação em entregar esses equipamentos para as associações, o que vai resultar no aumento da capacidade de produção. Ainda observou as dificuldades que o homem do campo e o produtor rural vêm enfrentado por conta da falta de chuva.
Também participaram do café da manhã, o chefe de Gabinete da Sedeso, Cadimiel Pereira, o vereador Luis Augusto de Jesus, o Lulinha, e pessoas da comunidade.