Economia

Cooperativas baianas reunidas debatem propostas e conquistas

Os desafios são os de envolver jovens e mulheres e atender as demandas de educação cooperativista e assessoria técnica aos EES.
Ascom Setre , Salvador | 03/12/2015 às 11:23
FENAGRO
Foto: Reinaldo Alcântara

Tornar o cooperativismo um instrumento popular de desenvolvimento local sustentável e solidário, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, distribuição de renda, produção de alimentos e melhoria da qualidade de vida. Estas e outras propostas estão sendo defendidas no VII Encontro Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária que acontece no Parque de Exposições de Salvador.

Aberto na noite desta quarta-feira 2, dentro da programação da VIª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidaria, o evento promovido pela Unicafes contou com a participação de dois secretários estaduais: Jerônimo Rodrigues (Secretaria do Desenvolvimento Rural) e Álvaro Gomes (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte).

Presidente da Unicafes - União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia – Iara Andrade abriu a solenidade falando em desafios como os de envolver jovens e mulheres e atender as demandas de educação cooperativista e assessoria técnica aos Empreendimentos Econômicos e Solidários (EES).  

 

Crescimento extraordinário

Titular da Setre, Álvaro Gomes, destacou o crescimento extraordinário deste segmento no Estado da Bahia a partir de 2003 e ressaltou a importância de se fortalecer as diversas politicas públicas de apoio ao cooperativismo e a economia solidaria, “que nos últimos anos tem alcançado resultados positivos que se reverteram na melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores”.

  Superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa tratou sobre cooperação e solidariedade. “Cooperação é o alto grau da consciência humana. É a solução para os grandes problemas econômicos do Brasil e do mundo. Juntos, cooperação e solidariedade abrem as portas da mente e do coração”.

  Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues salientou a dificuldade de se construir dentro do sistema capitalista vigente um modelo solidário, e exortou os trabalhadores a não abrir mão dessa construção. E afirmou: “É preciso que a economia solidária tenha força própria para também exportar os seus produtos”.

 

O presidente nacional da Unicafes, Luiz Ademir Possamai comemorou o crescimento que a unidade estadual apresenta e lembrou quando esteve pela primeira vez na Bahia, há mais de 18 anos, o sistema alternativo de economia dava os seus primeiros passos. Também participaram da abertura do VII Encontro Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária parlamentares e autoridades do setor.