O V Workshop do Profissional de Secretariado da Bahia, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, reuniu cerca de 40 profissionais da área a fim de aperfeiçoar o desempenho de suas atividades nas cooperativas em que atuam. O workshop é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, e este ano teve o tema “Como organizar as decisões da sua cooperativa?”.
A abertura do Workshop foi feita pelo presidente da OCEB, Cergio Tecchio, que apresentou sobre o cooperativismo através da visão do Sistema OCEB, ressaltando os princípios e valores do cooperativismo. "O profissional de secretariado tem a importante função de organizar as ações e deliberações das cooperativas que estão inseridos, e de seus dirigentes. Nossa intenção foi de reunir estes profissionais e capacitá-los, qualificando os trabalhos das cooperativas", afirmou o presidente.
Em seguida a palestrante Cristiane Araújo, comunicóloga especializada em Gestão de Recursos Humanos, com abordagens específicas em comportamento organizacional, apresentou sobre “Relações interpessoais voltada para a gestão do emocional”. Durante a palestra, Cristiane apresentou um grande referencial teórico sobre as relações intra e interpessoais, trazendo uma reflexão sobre o comportamento deste profissional das organizações em que atuam. Para a palestrante, a abordagem deste assunto é importante para todas as profissões, especialmente para o profissional de secretariado, que lida diretamente com uma relação hierárquica e de poder, necessitando de um autocontrole emocional diário.
A técnica da gerência de operações do Sescoop/BA, Rosemeire Brito, faz questão de participar do Workshop desde a sua terceira edição, e enfatiza a evolução do evento ao longo dos anos. “A cada ano o workshop se supera nos temas abordados. As oficinas de comunicação e a palestra sobre inteligência emocional são temas que, além de serem imprescindíveis para o nosso trabalho, levamos o conteúdo para as nossas vidas também”, conclui Rosemeire.
No turno da tarde foi iniciada a primeira de quatro oficinas de comunicação voltadas para resultados, com a consultora Laila Vanetti, que já desenvolveu trabalhos em parceria com o SescoopMG e SescoopSP. As oficinas trouxeram para os participantes, através de referências teóricas e atividades dinâmicas em grupo, uma discussão sobre três importantes pilares para planejar e organizar as ações de suas cooperativas, através da comunicação: ler, escrever e revisar. "O principal ponto destas oficinas é sensibilizar os participantes desenvolvendo uma visão crítica e incentivando um comportamento proativo, empático, mudando de forma positiva as relações dentro da comunicação da cooperativa", ressalta Laila.
Para Larissa Libarine do Cred Conquista, que está participando do Workshop do profissional de secretariado pela segunda vez, tem sido bastante proveitoso, em especial as oficinas de comunicação “que tem nos orientado a como nos expressar, através de textos e oralmente, influenciando em nossa postura no trabalho, e na nossa imagem como profissional”.