VIDE
Secom , da redação em Salvador |
18/10/2015 às 14:29
Requalificação urbana melhora mobilidade na Baixa dos Sapateiros
Foto: BJÁ
Além dos preços baixos e da diversidade de produtos, o tradicional comércio popular da Baixa dos Sapateiros, em Salvador, já oferece melhores condições de mobilidade para os milhares de consumidores que circulam diariamente pela região. Desde a conclusão das primeiras intervenções em vias, praças e passeios, no ano passado, está mais fácil percorrer os mais de 300 estabelecimentos localizadas ao longo dos quatro quilômetros da Avenida J.J. Seabra. As obras seguem com finalização dos serviços de passagem de rede subterrânea, que vai reduzir a fiação nos postes e melhorar a paisagem da área.
Executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), as obras ainda preveem um novo sistema de iluminação. Também está em andamento a substituição da rede hidráulica da zona comercial, sob responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Em fase final, a implantação da chamada vala técnica se concentra entre a Praça dos Veteranos e o Largo da Barroquinha. Os dutos abrigarão os cabos utilizados por redes de telefonia e internet, permanecendo apenas a rede elétrica nos postes e reduzindo a poluição visual. "Concluída a parte de infraestrutura, estamos fazendo testes nos dutos e aguardando as empresas de telecomunicações executarem o rebaixamento de suas redes", informa o diretor da Dircas, Maurício Mathias.
Todo o trabalho de técnicos e operários é realizado sem prejudicar o funcionamento das lojas. No total, R$ 13,8 milhões estão sendo investidos na requalificação da Baixa dos Sapateiros. Entre as obras entregues na região estão a reforma e recuperação do Quartel do Corpo de Bombeiros, além da Praça dos Veteranos e da Ladeira do Pax. Já foram concluídos também serviços de pavimentação da avenida e ladeiras, além de melhorias de calçadas. Rampas e pista tátil garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. O projeto inclui ainda paisagismo e sistema de vídeo monitoramento.