Economia

Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) será canal de comunicação fisco

Canal direto de comunicação
do fisco com o contribuinte
Sefaz , Salvador | 03/09/2015 às 11:07
No próximo dia 10, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) lança o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), canal de comunicação direta, on-line, entre o fisco e os contribuintes. Através do DT-e, o fisco encaminhará avisos, intimações, notificações  e  dará ciência de todos os tipos de atos administrativos, e também oferecerá ao contribuinte uma gama de informações personalizadas sobre a sua vida fiscal, incluindo eventuais pendências fiscais.
O lançamento ocorre às 9h30, no auditório da Diretoria de Administração Tributária da Região Metropolitana (DAT-Metro), na Avenida Tancredo Neves, nº 776, Bloco B, Caminho das Árvores, antigo prédio da Desenbahia.

Com o DT-e, as informações do fisco chegarão com mais rapidez ao contribuinte, reduzindo o custo operacional com a comunicação tradicional (feita via Correios, por publicações no Diário Oficial do Estado ou de forma presencial), que  será gradativamente substituída pelo canal eletrônico. A comunicação, além disso, terá validade jurídica para todos os fins, preservando a segurança e o sigilo fiscal da informação.

A adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico será obrigatória para os cerca de 475 mil contribuintes do cadastro do ICMS,
conforme cronograma a ser publicado no Diário Oficial do Estado. Mas as empresas, caso tenham interesse, poderão  aderir opcionalmente, antes dos prazos estabelecidos. O cronograma oficial de credenciamento estabelece que as
grandes e médias empresas devem aderir entre 10 de setembro e 31 de dezembro de 2015. Para as empresas de pequeno porte, o calendário obrigatório vai de 1º de janeiro a 31 de março de 2016. Já as microempresas terão o prazo de 1º de abril a 31 de agosto de 2016.

De posse de uma senha ou assinatura digital, o empresário ou contador terá acesso a uma área específica da empresa que representa, onde encontrará dados personalizados como eventuais pendências fiscais, processos em andamento,
extrato de débitos, cadastro completo e documentos de arrecadação pagos, o que só era possível conseguir presencialmente. O lançamento do DT-e faz parte do Sefaz On-Line, um amplo conjunto de iniciativas baseadas na nova realidade de dados digitais.