Um total de 20 Empreendimentos Econômicos e Solidários (EES), atendidos pelo Centro Público de Sussuarana, mantido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), participam da Expo Rural que acontece a partir de domingo 9, no Parque de Exposições de Salvador.
Os EES de Sussuarana vão comercializar roupas de adultos e crianças, toalhas, mandalas, brincos, pulseiras, estojos, quadros, guarda-sacos, veda-portas, aventais, bonecas de pano, tapetes e porta-joias com preços justos e solidários.
Promovido pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado da Bahia – ACCOBA, a Expo Rural vai reunir até o próximo dia 16, vários produtos agropecuários. A grande novidade este ano será um “hall” do Cesol de Sussuarana, onde os empreendimentos de economia solidária vão expor e vender produtos.
Oportunidade - Segundo o coordenador de Comunicação do Centro Público de Sussuarana, Martoni Costa, “a ExpoRural será mais uma grande oportunidade para os empreendimentos comercializarem seus produtos manufaturados e customizados ao grande público e aumentar renda”.
O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) é uma política pública do Governo do Estado, através da Setre, que oferece apoio técnico aos empreendedores para ampliar seus resultados, através de assistências técnica e gerencial.
Além do Cesol de Sussuarana, a cidade de Salvador abriga mais dois centros públicos: um na Barra e outro nos Mares. No interior do Estado eles estão localizados em Cruz das Almas, Pintadas, Juazeiro, Itabuna e Guanambi.
Novos centros - Ainda em 2015, o Governo do Estado deve inaugurar mais 8 (oito) Centros Públicos de Economia Solidaria, em Praia do Forte (Litoral Norte), e nos municípios de Gandu, Irecê, Teixeira de Freitas, Monte Santo, Serrinha, Seabra e Paulo Afonso.